Caiado anuncia restauração do Museu Zoroastro Artiaga

Governador Ronaldo Caiado durante encontro com membros do Instituto Histórico e Geográfico (Foto: Romullo Carvalho)

O Governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta quarta-feira (09/10), a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga, durante encontro com representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

A instituição promove programação festiva em celebração aos 200 anos da primeira Constituição do Brasil e aos 92 anos do Instituto, com participação de um dos principais historiadores brasileiros, o carioca Arno Wehling, imortal da Academia Brasileira de Letras.

“Eu cultivo com muito carinho a história do estado de Goiás e é uma honra para nós goianos recebermos o senhor (Arno Wehling) para realçar a importância que nós temos. Prezamos muito pela preservação dos nossos prédios, monumentos, praças histórias, é algo que eu tento transmitir na Educação para que os jovens se conscientizem do valor da nossa história”, afirmou Caiado.

Na ocasião, Caiado relembrou que seu avô, Antônio Ramos Caiado, conhecido como Totó Caiado, assumiu a presidência do Instituto, se preocupando com o resgate da história.

“É uma herança que trago comigo, precisamos reverenciar as figuras das pessoas que transformaram esse estado em uma referência nacional”, ressaltou.

Museu Zoroastro Artiaga

A titular da Secretaria de Cultura, Yara Nunes, explicou que o edital de licitação para restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga, na Praça Cívica, já foi publicado.

“Muito em breve teremos esse patrimônio, esse espaço tão importante para nós, totalmente restaurado e revitalizado. Precisamos de vocês para garantir a manutenção, preservação e utilização, dando o verdadeiro sentido e colocando o Zoroastro no lugar em que ele merece. Essa valorização deve ser feita em relação a toda a atividade desenvolvida em prol da Cultura”, disse.

O presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, destacou que a principal missão do Instituto é “quebrar o preconceito com informação, contatos e debate de ideias”. O Instituto foi fundado em 7 de outubro de 1932 no Palácio da Instrução, na antiga capital do estado, a cidade de Goiás.

“É possível ver nos olhos de cada um dos nossos sócios o orgulho de compor a nossa entidade e esse era meu desejo quando assumi o IHGG: transformá-lo em motivo de orgulho, tanto para os sócios quanto para a sociedade goiana, e assim tem sido feito”, enfatizou Jales.

Comemorações

Pela manhã, Wehling conduziu palestra na Casa Rosada, sede do IHGG, sobre “200 anos de Constitucionalismo – 1824”. Professor e acadêmico renomado, ele ocupa a Cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras e presidiu o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1996 a 2019.

Integra entidades científicas e culturais, conselhos editoriais de periódicos especializados no Brasil e no exterior; bem como é conselheiro da Confederação Nacional do Comércio e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).