Jogos Abertos de Goiás começam em Piracanjuba

Etapas classificatórias vão contar com as modalidades coletivas de quadra, como o futsal e o handebol (Foto: Esporte e Lazer)

Mais abrangente competição do estado, os Jogos Abertos de Goiás começam a 20ª edição, nesta sexta-feira (18). O evento organizado por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, terá a etapa inaugural em Piracanjuba.

Outras cinco etapas classificatórias serão realizadas até o fim de 2024, nos municípios de Quirinópolis, Rio Quente, Inhumas, Posse e Goianésia. A competição terá recesso no mês de janeiro, e volta em fevereiro, com calendário ainda a ser definido, para a conclusão das últimas seis etapas classificatórias, que vão definir as equipes para a fase regional.

Jogos Abertos

A fase estadual será disputada em Goiânia, em maio de 2025, quando entram modalidades individuais e do paradesporto no programa de competições, totalizando 20 tipos de disputas. A expectativa da organização é de receber a participação de cerca de 10 mil atletas.

Secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra avaliou o retorno dos Jogos Abertos, que é aguardado com expectativa nos quatro cantos do estado.

“As últimas edições dos Jogos Abertos foram um sucesso, com uma avaliação muito positiva dos atletas e dos municípios. A cada edição que passa, a competição gera uma expectativa muito alta em todos que disputam e desfrutam da festa do esporte que é promovida pelo Governo de Goiás”, destacou.

Na fase classificatória, equipes das modalidades coletivas de quadra (futsal, vôlei, basquete e handebol), disputam vaga para fase regional, classificando os dois melhores times de cada etapa, no masculino e no feminino. As inscrições para a 20ª edição dos Jogos Abertos de Goiás são realizadas pelo site da Secretaria de Esporte e Lazer.

Piracanjuba

Após ser sede de uma das etapas dos Jogos Abertos de Goiás em 2022, Piracanjuba volta ao calendário da competição. O município terá times competindo no futsal, vôlei e basquete. Atleta de vôlei da cidade, Ricardo Alves está com a expectativa alta de disputar mais uma edição dos jogos em casa.

“Uma competição como os Jogos Abertos é de muita importância para os atletas e para os municípios do interior, que muitas vezes não tem oportunidades de disputar grandes competições e de mostrar o potencial esportivo. A cidade está ansiosa para que chegue logo o fim de semana”, destacou o jogador, que é professor de educação física e tem um projeto de iniciação esportiva em Piracanjuba.

“Sou um apaixonado pelo esporte e quero sempre fomentar o esporte em Piracanjuba. Tenho muitos alunos meus que estão super empolgados porque vão me ver jogar uma competição pela primeira vez. Tem um gosto muito diferente de jogar na sua cidade, com familiares e amigos nas arquibancadas”, completou Ricardo, que sonha com uma vaga na fase estadual dos Jogos Abertos.

Calendário – Jogos Abertos de Goiás 2024/2025
Etapas classificatórias