Goiás traz G20 Social para o Entorno do DF
Cerca de 200 estudantes da rede pública local, autoridades e especialistas participaram, pela primeira vez, na Região Metropolitana do Entorno (RME), de debates apresentados pelo G20 Social, fórum que reúne as maiores economias do mundo.
O evento, realizado na Escola do Futuro de Goiás em Santo Antônio do Descoberto, promoveu duas rodas de conversa sobre protagonismo juvenil e desenvolvimento econômico sustentável, com a organização do Governo de Goiás, por meio das secretarias do Entorno (SEDF-GO) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
G20 Social
Durante a primeira roda de conversa, Ismael Lopes, representante do G20 Social, destacou o papel fundamental dos jovens como agentes de transformação em suas comunidades.
“Os jovens precisam enxergar a função deles como protagonistas políticos e reconhecer a força da cooperação para promover transformações significativas”, destacou.
Já na segunda roda de conversa, Fabio Naro, adido da Embaixada da Itália no Brasil, falou sobre a relevância das pequenas empresas para o crescimento econômico.
“Na Itália, cerca de 80% das empresas são pequenas, mas o diferencial está na alta qualidade dos produtos”, explicou.
O assunto despertou interesse dos estudantes, como, por exemplo, de Danilo Yuri Vitalino dos Santos, do curso de Ciência de Dados da Escola do Futuro.
“Percebi que a Itália é forte em exportar um produto acabado e isso faz toda a diferença. Percebo que o Brasil ainda tem muito a caminhar, mas fico feliz em perceber que estamos no processo”, afirmou.
O diretor da Escola do Futuro de Goiás em Santo Antônio do Descoberto, Leandro Nery, destacou a importância de unir esforços entre agentes públicos para transformar o Entorno em um polo industrial nos próximos anos.
“Precisamos fortalecer a cooperação entre as instituições e aproveitar o potencial da nossa região para criar oportunidades de desenvolvimento econômico”, afirmou.
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, enfatizou o investimento do Governo de Goiás na educação e a relevância da Escola do Futuro na região.
“Essa escola é uma prova do quanto acreditamos no potencial dos jovens e na inovação como caminho para o futuro”, destacou.
Escola do Futuro
Além das discussões, os participantes visitaram as instalações da Escola do Futuro, que abriga projetos inovadores. Entre eles, um drone para uso agrícola com sistema de baixo custo e uma máquina que transforma garrafas PET em matéria-prima para impressoras 3D. Esses projetos mostram o compromisso da instituição em aliar tecnologia e sustentabilidade, preparando os jovens para o mercado de trabalho atual.