Fapeg inaugura biofábrica em Campos Belos

Nova biofábrica integra as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Campos Belos (Foto: Mariana Gramacho – Cebio)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) inaugurou a quarta biofábrica do Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO), na Unidade de Transferência de Tecnologia do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em Campos Belos, região Nordeste do estado.

A instalação marca um avanço no uso de bioinsumos, beneficiando diretamente a agricultura familiar e comunidades locais, como a quilombola Kalunga, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável.

Marcos Arriel, presidente da Fapeg, ressaltou o papel da ciência e da inovação para o desenvolvimento regional, afirmando que o governo estadual está comprometido em levar tecnologia e pesquisa a todas as regiões de Goiás.

“Esse é um dia histórico para o IF Goiano, para a Fapeg e, sobretudo, para a região de Campos Belos. Estamos vivendo um momento de interiorização da pesquisa”, afirmou Arriel, durante sua primeira visita à região, representando o governador Ronaldo Caiado.

O evento também contou com a participação de autoridades acadêmicas e locais. O professor Alan Carlos da Costa, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, elogiou o apoio da Fapeg à interiorização da pesquisa e destacou o impacto que a nova biofábrica terá na redução de custos de produção agrícola e no fortalecimento da agricultura familiar.

“A biofábrica de Campos Belos reforça os pilares econômico, social e ambiental que o CEBIO busca fortalecer”, declarou.

O professor Alexandre Igor, diretor-geral do CEBIO, ressaltou o papel estratégico da biofábrica em Campos Belos na expansão do conhecimento e das práticas sustentáveis. Ele mencionou os esforços do centro em estabelecer diálogos internacionais e prospectar novas oportunidades para os estudantes da região.

“O CEBIO está quebrando barreiras, e a UTT Campos Belos tem sido um exemplo nesse processo. Já estamos conversando com diversos parceiros internacionais e criando um futuro promissor com uma visão de bioinsumos que integra ciência, economia e sustentabilidade”, comentou.

Outro destaque foi a participação das Mulheres Kalunga, que emocionaram o público ao relatar o impacto dos bioinsumos em suas vidas. As “Meninas da Floresta”, como são conhecidas, compartilharam experiências sobre a adoção de técnicas sustentáveis e a valorização dos saberes tradicionais.

“Nunca trabalhei pra ninguém, trabalho pra mim, pra minha horta. Sou Maravilhosa!”, afirmou Dona Fiota Kalunga, uma das líderes da comunidade.

Biofábrica

A nova biofábrica integra as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Campos Belos e reforça a missão da Fapeg em democratizar o conhecimento científico e tecnológico, promovendo o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável em Goiás.