Faego: Bandas e fanfarras de escolas públicas brilham no Goiânia Arena

Além das performances, festividade também contou com entrega de kits de instrumentos musicais para mais escolas da rede pública estadual (Fotos: Solimar de Oliveira)

O fim de semana foi marcado por apresentações da fase estadual do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) 2024, na modalidade bandas e fanfarras. O evento ocorreu no Ginásio Goiânia Arena e rendeu performances emocionantes de 165 bandas, de 165 unidades escolares, de 37 coordenações regionais de Educação (CREs), com a participação de 9.800 estudantes da rede pública estadual.

O Faego Bandas e Fanfarras, faz parte da categoria música instrumental. Divididas de acordo com os instrumentos utilizados, as corporações musicais se apresentaram nos estilos de banda de percussão, fanfarra, banda marcial e banda musical. As exibições variaram desde o som ritmado de percussão com escaletas, liras e flautas doces, até às melodias sofisticadas de clarinetes, saxofones e coreografias.

Presente no evento, a secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, destacou o impacto positivo do Faego no desenvolvimento dos estudantes e no fortalecimento da cultura musical nas escolas públicas goianas.

“Me orgulho demais do que está sendo feito no Faego, ver os meus meninos brilhando e honrando a Secretaria da Educação com um trabalho feito dia a dia pelos professores e, a cada ano, a gente tendo as unidades escolares se apresentando com mais propriedade”, declarou Gavioli.

Valorização da música clássica

O estudante da 3ª série do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Madre Germana, Vyctor Moreira Neves, se apresentou pela terceira vez no Faego Bandas e Fanfarras como tubista da banda musical da escola. Para ele, a existência do evento, que abre espaço para a música clássica, é uma forma de manifestação relevante.

“É um gênero musical muito importante, não só no Brasil, mas também no quesito mundial. Então, o Faego traz esse reconhecimento da música clássica nas bandas de todo o estado de Goiás”, disse.

Entrega de instrumentos

Além das performances, a festividade também contou com a entrega de kits banda de instrumentos para mais escolas da rede pública estadual. A ação provém de emendas parlamentares dos deputados federais Flávia Moraes e Zacarias Kalil.

As unidades beneficiadas são:

• Centro de Ensino em Período Integral Nova Cidade – Aparecida de Goiânia
  • Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Pedro Ludovico Teixeira – Trindade
  • Colégio Estadual Dom Prudêncio – Trindade
  • Colégio Estadual Homero Honorato – Trindade
  • Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Castelo Branco – Trindade
  • Colégio Estadual Jardim Califórnia – Trindade
  • Centro de Ensino em Período Integral Valdomiro Lopes – Porangatu
  • Colégio Estadual Chico Mendes – Porangatu
  • Colégio Estadual Dr. Marco Aurélio – Porangatu
  • Colégio Estadual João Gonçalves Filho – Uruaçu
  • Centro de Ensino em Período Integral Pres. Castelo Branco – Uruaçu
  • Colégio Estadual João Pereira Leandro – Itapaci
  • Colégio Estadual Lindolfo Mendes – Goiás
  • Colégio Estadual Alfredo Nasser – Goiatuba
  • Colégio Estadual Santa Rosa – Inhumas
  • Colégio Estadual Professora Analícia Cecília – Iporá
  • Colégio Estadual Previsto de Morais – Iporá
  • Centro de Ensino em Período Integral Água Quente – Morrinhos
  • Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Pio Santana – Pires do Rio
  • Centro de Ensino em Período Integral Joaquim Edson de Camargo – Goiânia

Faego

O Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) é uma ação formativa, artística e cultural, destinada à promoção de ambientes de interação e divulgação do projeto Arte Educa, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), desenvolvido por estudantes e professores de música (bandas e fanfarras, violão, teclado, cordas e coral), dança, teatro e artes visuais. Além de ter a experiência de se apresentarem em um palco, os grupos são agraciados com troféus.

Educação se prepara para ampliar uso da IA no ensino

Educação quita mais de R$ 147 milhões em diferenças salariais

Inauguração de Salas Multissensoriais marca avanço da Educação Inclusiva