Operação Baltus cumpre 35 ordens judiciais e prende 9

Além das prisões e buscas, foi determinado bloqueio judicial em contas bancárias de R$ 6,5 milhões dos 9 investigados e de uma pessoa jurídica (Foto: PC)

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou, nesta segunda-feira (21), a Operação Baltus com o cumprimento de 35 ordens judiciais a uma organização criminosa que movimentava milhões de reais por meio da venda de drogas, especialmente cocaína.

Foram presas 9 pessoas em Goiânia, São Luís dos Montes Belos e Brasília/DF, inclusive, o líder da orcrim, Baltazar Cabral Júnior, preso junto com a esposa em um condomínio horizontal de luxo em Goiânia.

Operação Baltus

Além do líder, a operação prendeu os responsáveis pela central telefônica da organização, os entregadores das drogas, os responsáveis por manter os laboratórios de drogas em funcionamento e os criminosos responsáveis pela logística financeira do grupo.

Além das prisões e buscas, foi determinado bloqueio judicial em contas bancárias de R$ 6,5 milhões dos 9 investigados e de uma pessoa jurídica, além do sequestro de nove veículos pertencentes à quadrilha.

No fim de julho de 2024, um laboratório de drogas de grande capacidade de produção da quadrilha já havia sido desarticulado pela PC/Denarc.

De acordo com as investigações, os investigados movimentaram mais de R$ 13 milhões em 2023 e 2024 oriundos do tráfico de drogas. Para ocultar os ganhos ilícitos, valiam-se de empresas de fachada e de empresas com baixo fluxo de capital.

A operação contou com apoio tático da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – Core/G.T.3, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária, Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública, 7ª Delegacia Regional de Polícia e da Coordenação de Repressão às Drogas da Polícia Civil do Distrito Federal.

Ouça a matéria

Operação da Polícia Civil combate o tráfico de drogas em Goiânia e Brasília