Governo aprova implantação da Rede Nascer em Goiás

Projeto Rede Nascer em Goiás se concentra na assistência desde a gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê (Foto: Iron Braz)

A Secretaria da Saúde (SES-GO) aprovou, durante a 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2024, a implementação do Projeto Rede Nascer em Goiás, que tem como objetivo diminuir as taxas de mortalidade materna e infantil no estado.

A iniciativa, inspirada no programa Mãe de Minas, foi elaborada em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz.

O projeto propõe uma nova metodologia que prioriza o protagonismo das gestantes nas ações de saúde, por meio de um sistema abrangente de monitoramento. “A proposta visa garantir que as mulheres e crianças goianas tenham acesso a um pré-natal de qualidade, suporte durante o período puerperal e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil”, explicou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos.

Entre as ações planejadas estão a ampliação da carteira de exames pré-natais, o reforço financeiro para os municípios e a atualização dos Planos de Ação Regionais. O projeto também contempla treinamentos contínuos para as equipes responsáveis pelo atendimento materno infantil, abarcando todos os níveis de atenção em todo o estado.

A iniciativa se concentra na assistência desde a gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê, reconhecendo os principais fatores de risco de morbimortalidade materna e infantil. Além da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde Materno Infantil, diversos materiais têm sido elaborados (protocolos, cadernetas e notas técnicas) com vistas à qualificação da Rede Nascer em Goiás.

Com essa abordagem diferenciada e inovadora, Goiás busca melhorar a assistência às gestantes, garantindo que aquelas com necessidades especiais tenham acesso a cuidados adequados. “O Projeto Rede Nascer representa um passo significativo em direção à equidade na saúde pública materno infantil do estado”, completou o titular da SES-GO.

Saiba mais

Programa Meninas de Luz é selecionado pelo Criança Esperança e receberá R$ 100 mil

Cartilha orienta sobre violência obstetrícia e direitos da gestante