Saneago e cidade de Goiás assinam Plano de Universalização

Documento detalha ações que serão executadas no município para a manutenção da universalização dos serviços de água tratada e esgoto sanitário até 2033 (Foto: Saneago)

A Saneago e a Prefeitura da cidade de Goiás assinaram, nesta quarta-feira (30/10), Plano Estratégico de Universalização para os Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O documento detalha as ações que serão executadas no município visando à manutenção da universalização dos serviços de água tratada e esgoto sanitário até o ano de 2033, conforme a meta de universalização prevista no Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

O prefeito Aderson Gouveia ressaltou que as ações especificadas no documento garantem segurança hídrica e mais qualidade de vida para a população vilaboense.

“A Saneago tem realizado um excelente trabalho no município, sempre preocupada com a preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito.

Saneago e Cidade de Goiás assinam Plano de Universalização
Dentre as ações previstas no Plano Estratégico de Universalização (PEU) estão medidas voltadas à recuperação nas bacias do Rio Vermelho e Córrego Pedro Ludovico (Foto: Reprodução/Youtube)

Plano Estratégico de Universalização

Dentre as ações previstas no Plano Estratégico de Universalização (PEU) estão a ampliação da disponibilidade hídrica por meio de poços tubulares profundos, com interligação até a Estação de Tratamento de Água Bacalhau, além de ações voltadas à recuperação nas bacias do Rio Vermelho e Córrego Pedro Ludovico.

O plano prevê ainda melhorias no sistema de distribuição de água tratada no Centro Histórico de Goiás, bem como a ampliação do sistema de abastecimento de água, dentre outras ações a serem definidas em parceria com o município.

Para o presidente da Saneago, Ricardo Soavisnki, o Plano Estratégico de Universalização é um documento prático, que especifica todo o planejamento previsto para ser executado no município.

“E a cidade de Goiás, além da preocupação com os serviços de água tratada e esgotamento sanitário, tem toda a questão do meio ambiente e do patrimônio histórico, que precisamos preservar”, lembrou o presidente da Saneago.

Para o Sistema de Esgotamento Sanitário, o documento prevê a implantação de redes coletoras para atendimento da Biblioteca da UFG e a interligação e funcionalidade de redes coletoras anteriormente implantadas via convênio.

Saiba mais

Saneago esclarece sobre qualidade da água em Formosa

Saneago alerta para golpes digitais na emissão de 2ª via