Coletivo Justina abre turnê no Equador e Chile

Durante todo o espetáculo situações vivenciadas pela personagem levam à reflexão sobre aceitação da diversidade e importância do respeito às diferenças (Foto Secult-GO)

O Coletivo Justina vai circular neste mês de novembro pelo Chile e Equador, com o projeto Dr. Raimundo Mundo Afora. Na programação de cada país serão realizadas apresentações teatrais e oficinas de dramaturgias emergentes, mediadas pela dramaturga Takaiúna. A iniciativa tem apoio da Lei Paulo Gustavo, mecanismo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O primeiro país a receber o grupo será o Equador, dos dias 07 a 15 de novembro, passando pela cidade de Guayaquil, durante a programação do VI Congresso Cultura Viva Comunitária daquele país. Na sequência, será na cidade de Quito, Equador, tendo como palco a Faculdade de Artes da Universidade Central de Quito.

Já no Chile, as atividades acontecerão em parceria com a Escola de Escritoras DramaSur e o Teatro Biobío na cidade de Concepcion, entre os dias 19 e 20 de novembro com a circulação do espetáculo Dr. Raimundo e mediação da oficina de Dramaturgias Emergentes.

Pablo Lopes, gestor cultural do Coletivo Justina, explica que a turnê por países da América Latina visa dar continuidade na articulação com redes de cultura viva comunitária e de dramaturgas com intercâmbio entre as estéticas políticas criadas nesses territórios comuns.

Coletivo Justina

Fundado em 2016, com sede em Aparecida de Goiânia/Goiás e sendo reconhecido como Ponto de Cultura, o Coletivo Justina tem como característica a articulação com grupos e instituições com atuação de base comunitária, além da prática estético-política da experimentação artístico-culturais, como o artesanato, teatro, audiovisual, literatura e performances, que são algumas das dinâmicas onde o criar coletivamente se coloca.

Dr. Raimundo

Co-produzido com o Teatro Ludos, o espetáculo Dr. Raimundo Mundo Afora traz para a cena a narrativa de um menino que sofre por ser diferente das outras crianças. Durante todo o espetáculo as situações vivenciadas pela personagem levam a reflexão sobre a aceitação da diversidade e a importância de respeitar as diferenças.

Confira a programação:

Circulação Dr. Raimundo Mundo Afora
Equador – Guayaquil

07/11/2024
Oficina Dramaturgias Emergentes | 14h
Local: VI Congresso Cultura Viva Comunitária

08/11/2024
Apresentação Dr. RAIMUNDO | 12h
Local: VI Congreso Cultura Viva Comunitária

Equador – Quito

13/11/2024
Apresentação Dr. RAIMUNDO | 12h
Local: Faculdade de Artes – Universidade Central de Quito

14 e 15/11/2024
Oficina Dramaturgias Emergentes | 14h
Local: Faculdad de Artes – Universidade Central de Quito

Chile

19/11/2024
Oficina Dramaturgias Emergentes | 14h
Local: Teatro Biobío – Concepción

20/11/2024
Apresentação Dr. Raimundo | 16h
Local: Teatro Biobío – Concepción