Economia inicia treinamento dos servidores para a integração da GTA com NFA-e
A Secretaria da Economia, por meio da Superintendência de Informações Fiscais, disponibilizou vídeos informativos aos servidores sobre a mudança nos procedimentos para integração da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e), que deve beneficiar os contribuintes ainda neste mês. O treinamento conta ainda com a parceria da Gerência de Arrecadação e Fiscalização (Geaf).
O objetivo é preparar cerca de 300 servidores envolvidos diretamente na emissão simultânea desses documentos ao produtor rural. Os vídeos com o passo a passo do novo procedimento foram disponibilizados pela Gerência de Informações Econômico-Fiscais (GIEF) na plataforma: https://sites.google.com/view/gtanfa
Após a visualização dos vídeos, o servidor que opera a emissão de GTA e NFA-e deverá participar do treinamento para tirar dúvidas que ocorrerá nos dias 14,15 e 16 de junho, virtualmente, no período vespertino. As turmas estão sendo organizadas pela Geaf, e serão transmitidas via plataforma do Zoom.
O Governo de Goiás está promovendo a integração da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) para facilitar a movimentação e comercialização de gado pelo produtor rural. A previsão é que os documentos sejam impressos em conjunto a partir do final deste mês. O termo de cooperação entre a Secretaria da Economia e a Agência de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) já foi publicado no Diário Oficial do Estado.
A realização dessa integração foi possível após várias reuniões com o setor produtivo, parlamentares e outras secretarias. “Em consenso, chegamos a essa solução tecnológica integrando esses documentos que são obrigatórios. Queremos facilitar e não dificultar a vida do produtor rural”, ressaltou o subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan borges Vitoi. Além da NFA-e e da GTA, também poderá ser emitido em conjunto, a partir de junho, o Termo de Transferência Animal (TTA).
De acordo com o superintendente de Informações Econômico Fiscais (SIF), Glaucus Nascimento, a integração beneficia o bom contribuinte que, muitas vezes por engano, deixa de emitir um dos documentos e acaba sendo multado. Atualmente cerca de 62,5 mil criadores de gado estão cadastrados na Secretaria da Economia de Goiás. O coordenador da Nota Fiscal da SIF, Antônio Godoi, explica que, por enquanto, a integração está em fase de teste. “O sistema operacional está em desenvolvimento e em breve será disponibilizado ao produtor”, assinalou.