Em Genebra, Gracinha Caiado apresenta Goiás Social à ONU e OIT

Gracinha Caiado apresenta programa Goiás Social durante visita à sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à sede da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra (Foto: GPS e Seds)

O intercâmbio de 12 jovens do programa Aprendiz do Futuro pela Europa desembarcou nesta quarta-feira (06/11), em Genebra, na Suíça, onde a comitiva goiana visitou a sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a sede da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Nas oportunidades, a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, apresentou os resultados do Governo de Goiás no combate à pobreza, por meio do programa Goiás Social.

Na OIT, o grupo, que participou de um tour com explicação guiada pela agência pertencente às Nações Unidas, foi recebido pela especialista sênior de empregabilidade na juventude, Susana Puerto. A especialista respondeu a dúvidas dos estudantes e também conheceu as iniciativas do Goiás Social, como o Programa Universitário do Bem, o Bolsa Estudo e o próprio Aprendiz do Futuro.

“A questão da empregabilidade e de condições dignas de trabalho é um tema que tem mobilizado o mundo todo, e nós fazemos questão de dar todas as condições para que os jovens goianos estejam preparados para esse mercado cada vez mais competitivo. Poder estar em contato com as pessoas que lideram essas iniciativas em nível global, com certeza, é um aprendizado e uma grande inspiração para nós, como gestores, e claro para os nossos jovens intercambistas”, comentou Gracinha Caiado.

ONU

Já na sede da representação do Brasil junto à ONU, a delegação goiana foi recebida pela embaixadora Cecília Kiku Ishitani, representante da Delegação Permanente do Brasil na ONU, que elogiou a iniciativa do Governo de Goiás.

“A gente aqui recebe muitas pessoas importantes, mas não tão importantes quanto vocês”, disse a embaixadora aos jovens do Aprendiz do Futuro.

“Vocês são vencedores, pessoas que mostram muita garra, muita determinação. Uma das grandes vantagens da juventude é essa capacidade de sempre se superar apesar das dificuldades, então, para nós é uma grande satisfação e ter políticas de governo que estimulam e incentivam isso é fundamental”, completou.

Também participaram do encontro o ministro conselheiro André Simas Magalhães e a ministra conselheira Cláudia Kimiko Ishitani Christófolo.

Comitiva goiana

A comitiva goiana também é composta pelos 12 estudantes do programa Aprendiz do Futuro que estão em intercâmbio pela Europa, o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; a diretora de Unidades Socioassistenciais da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Roberta Wendorf; a subsecretária de Execução de Política Social, Silvana Cruz Fuini; o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Ricardo Costa Gonçalves, e equipe.

Comitiva goiana em Genebra (Foto: Seds)

A viagem teve início no último sábado (02/11), quando os adolescentes embarcaram de Goiânia rumo a Paris. Lá eles conheceram pontos turísticos icônicos da capital francesa, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Basílica de Sacré Cœur. O tour segue para Lausanne, também na Suíça, onde os estudantes vão conhecer a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o museu esportivo dos jogos olímpicos.

Aprendiz do Futuro

O grupo de 12 estudantes que participam da viagem foi selecionado por meio da competição Aprendizes da Matemática, que contou com mais de 1,2 mil inscritos e teve como principal objetivo incentivar o prazer em aprender matemática e reforçar as habilidades envolvendo a disciplina.

Os finalistas foram selecionados após duas edições de aulões, realizados em parceria com o Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac) e provas escritas. Os 30 aprendizes que alcançaram as melhores notas foram premiados com smartphones e fones de ouvido. Os 12 melhores colocados ganharam o intercâmbio para Europa com tudo pago.

Lançado em 2021, o Aprendiz de Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil, realizado em parceria com a Demà Jovem by Renapsi. A iniciativa já atendeu mais de 12 mil estudantes, promovendo a inclusão social por meio da educação e trabalho.

Os inscritos, de 14 e 15 anos, recebem salário de R$ 663,39, férias, 13º salário, e benefícios como vale-alimentação, seguro de vida e vale-transporte.

Esta não é a primeira experiência internacional do programa Aprendiz do Futuro. Em 2022, uma comitiva do Governo de Goiás esteve em Barcelona, região da Catalunha, na Espanha; Lisboa, em Portugal; e em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião, Gracinha Caiado se reuniu com o então presidente da Catalunha, Peres Aragonès, e discursou no parlamento Europeu em Bruxelas sobre o Goiás Social.