Seduc é escolhida pelo Google para receber tecnologias que potencializam aprendizagem
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) recebeu uma equipe do Google nesta semana para discutir a ampliação do uso de tecnologias educacionais, em especial as ferramentas “Google for Education”.
Goiás foi escolhido para a visita como forma de reconhecimento ao compromisso com a modernização do ensino na rede pública estadual.
A programação começou com uma visita ao Centro de Ensino em Período Integral Ismael Silva de Jesus (Cepi Ismael Silva), em Goiânia. A atividade foi acompanhada por profissionais do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor).
O gestor do Cepi Ismael Silva, Elienay Valeriano Leite, comentou sobre o orgulho e a empolgação dos estudantes com a visita.
“É muito gratificante ver a animação dos alunos ao saber que a equipe do Google viria conhecer como utilizamos a tecnologia nas aulas. Eles estão curiosos para entender como as ferramentas funcionam e como podem se beneficiar delas”, ressaltou.
Diretor do Google for Education para a América Latina, Rodrigo Pimentel destacou a importância de estar próximo das escolas e compreender o cotidiano de alunos e professores.
“Queremos entender melhor como as escolas estão se adaptando ao uso da tecnologia em sala de aula. A secretária Fátima Gaviolli e o governador têm realizado um trabalho excelente para transformar a educação no estado, e estamos aqui para somar”, afirmou.
Inovação na aprendizagem
Além da visita às escolas, a equipe do Google realizou uma reunião na sede da Seduc para entender mais a fundo as dinâmicas e necessidades das redes de ensino estadual. Durante o encontro, a secretária Fátima Gavioli enfatizou o desejo de potencializar o uso da tecnologia em sala de aula.
“Queremos continuar avançando e garantir que Goiás se mantenha na vanguarda da educação no Brasil”, disse ela.
Fátima Gavioli também apresentou a proposta de criar um centro de mídias para expandir o uso dos chromebooks (computadores portáteis que usam sistema operacional Chrome OS, do Google) nas escolas, substituindo gradualmente as apostilas por recursos tecnológicos e promovendo assim um ambiente de estudo mais estimulante para os alunos, além de mais sustentável.
Investimentos em infraestrutura
A secretária destacou ainda o projeto “Reformar”, iniciativa que destina uma verba anual aos diretores para melhorias nas escolas, visando a padronização e o conforto dos alunos, especialmente nas unidades localizadas em áreas de maior vulnerabilidade em Goiânia.
Outro ponto destacado foi a aquisição de chromebooks para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do ensino fundamental, um investimento de quase meio bilhão de reais.
Fátima também informou que a implementação do programa de mediação tecnológica GoiásTec, com a construção do centro de mídias que é uma referência para a educação no Brasil, será amplificada com a parceira da Google para avançar cada vez mais no processo de ensino-aprendizagem em Goiás.
Saiba mais
Seduc lança processo seletivo para professor formador
Estudante de Itumbiara representa Goiás no Jovens Embaixadores 2025
Educação se prepara para ampliar uso da IA no ensino
Ouça a matéria
Educação de Goiás é escolhida pelo Google para receber soluções tecnológicas
Download