Cora Cultural: guia para o fim de semana
Este fim de semana, os espaços de cultura recebem peça de teatro, exposições de arte e show musical em Goiânia e cidade de Goiás. Está em busca de uma programação cultural? A publicação Cora Cultural traz uma curadoria das atrações disponíveis nos espaços culturais do Governo de Goiás. Programe-se!
Na capital, o Teatro Goiânia recebe o monólogo Ficções, com a consagrada atriz Vera Holtz. Inspirado no best-seller Sapiens, de Yuval Noah Harari, o premiado espetáculo será apresentado nesta sexta, sábado e domingo (dias 8, 9 e 10/11)
Também com apresentações de sexta a domingo, Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França apresenta Le Corsaire, balé francês do século 19, com bailarinos famosos e músicos profissionais da Orquestra Filarmônica de Goiás.
Na Vila Cultural, estão em cartaz as exposições Merindilogun, do artista Rafael Vaz, e À beira de escapar, do artista visual Heitor Ponchio. As duas tem entrada gratuita.
O espaço, que fica entre a Avenida Tocantins e as ruas 3 e 23, no Centro de Goiânia, funciona das 9h às 17h, todos os dias da semana, e recebe animais de estimação.
Já na cidade de Goiás, o Teatro São Joaquim recebe o show do violinista goiano Julio Lemos. Após sucesso da temporada na Europa, Lemos abre turnê gratuita pelo Brasil com o show Julio Lemos Brasil Acústico, neste sábado (09/11).
No domingo (10/11), o Centro Cultural Martim Cererê será palco da 2ª edição do Festival Mania Funk, com grupos de dançarinos e amantes do estilo flash back, levando ao público a nostalgia dos anos 70 e 80. A programação do festival inclui Djs, batalhas de MCs, grafite ao vivo e workshops de dança, que vão reviver o ritmo e a energia dos passinhos que marcaram uma geração.
Sexta, sábado e domingo
Teatro Goiânia recebe monólogo com Vera Holtz
Após uma temporada de sucesso em Portugal, Vera Holtz volta aos palcos brasileiros com a peça Ficções, dirigida por Rodrigo Portella. O espetáculo, inspirado no best-seller Sapiens, de Yuval Noah Harari, será apresentado sexta e sábado (dias 8 e 9/11), às 20h30, e no domingo (10/11), às 18 horas.
Idealizada por Felipe Heráclito Lima, a montagem explora o poder das narrativas humanas, questionando como a capacidade de tecer ficções molda nossa realidade coletiva, numa reflexão instigante.
Com uma abordagem experimental, Holtz interage com o público e com o músico Federico Puppi, rompendo a linearidade e proporcionando uma experiência teatral interativa. “É um espetáculo vivo, onde a plateia constrói a história conosco”, descreve a atriz.
O diretor Rodrigo Portella reforça a interatividade da atriz em cena, em meio a um texto complexo e uma impecável interpretação. “Esse é um espetáculo íntimo, quem for assistir vai se conectar com a Vera e ter uma relação muito direta com o espectador”.
Serviço
Peça “Ficções” – com Vera Holtz
Data e horário: Sexta e sábado (08 e 09/11), às 20h30, e domingo (10/11), às 18h
Local: Teatro Goiânia
Ingressos pelo site: sympla.com.br
Le Corsaire tem 2ª temporada no Teatro Escola Basileu França
A Cia Jovem do Teatro Basileu França e as orquestras Filarmônica de Goiás e Sinfônica Jovem de Goiás apresentam a segunda temporada do Le Corsaire, um espetáculo de balé clássico francês, no Teatro Escola Basileu França.
As apresentações começaram na quinta (07/11) e seguem na sexta, sábado e domingo (8, 9 e 10/11), sempre às 20h. As orquestras serão regidas por Mariana Menezes, maestra associada da Orquestra Filarmônica de Goiás. Os ingressos custam R$ 50 e estão disponíveis na plataforma Sympla.
Sob a direção artística de Simone Malta, o espetáculo traz os bailarinos Mel Oliveira e Victor Caixeta – ela primeira bailarina do Ballet Nacional Sodré (Uruguai), ele do Dutch National Ballet (Balé Nacional da Holanda), tendo sido, por mais de cinco anos primeiro bailarino do Mariinsky Ballet (Balé de São Petesburgo), de onde teve que sair por causa da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
O ballet Le Corsaire, baseado no poema The Corsair de Lord Byron, teve origem na França do século 19 e conta a história de um pirata, Conrad, que se apaixona por uma escrava, Medora, que é muito cara para ele comprar. Medora é vendida para o harém de um Paxá do Império Otamano, e Conrad passa pelas maiores peripécias na tentativa de resgatá-la.
A EFG em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), da Universidade Federal de Goiás.
Serviço
Le Corsaire
Datas: 07 a 10/11, às 20h
Local: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário
Ingressos: R$ 50 via Sympla
Vila Cultural Cora Coralina
Na Vila Cultural, o artista visual goiano Heitor Ponchio inaugurou esta semana sua exposição À beira de escapar, na sala Antônio Poteiro. A mostra reúne 10 telas a óleo em grande formato que exploram a fragilidade da memória e a complexidade das relações humanas.
Também na Vila, o artista Rafael Vaz apresenta sua primeira exposição individual, Merindilogun. Com obras e objetos, a mostra conduz o público por uma jornada visual e espiritual, inspirada em um itan (história) que narra o mito da criação do jogo de búzios.
O espaço, entre a Avenida Tocantins e as ruas 3 e 23, no Centro de Goiânia, funciona das 9h às 17h, todos os dias da semana, e recebe animais de estimação. A entrada é gratuita.
A visitação para as duas exposições vai até dia 1º de dezembro.
Sábado (09/11)
Turnê do violonista Julio Lemos chega à cidade de Goiás
Após sucesso da temporada na Europa, o violonista goiano Julio Lemos abre turnê gratuita pelo Brasil com o show Julio Lemos Brasil Acústico, neste sábado (09/11), no Cine Teatro São Joaquim, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, na cidade de Goiás.
Apresentação será às 20h e tem entrada gratuita.
As turnês de Julio contam com incentivo do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo gerenciado pela Secult Goiás.
Os shows no Brasil contam com a participação dos consagrados músicos Jader Gomes (bateria), Luiz Sardinha (baixo), Wellington Santana (trompete) e Adriana Losi (flauta), garantindo uma experiência musical rica e envolvente.
Na Europa, o músico passou por importantes palcos na Holanda, Itália, Suíça, Alemanha e incluindo o Clube de Choro de Paris, onde foi recebido com entusiasmo pelo público. Além dos shows, ele realizou workshops em universidades europeias.
O novo álbum de Lemos reflete sua vasta experiência como músico e professor de música na Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Minha música traz um pouco de tudo que absorvi ao longo dos anos, unindo técnica e emoção”, diz o violonista.
Serviço
Turnê Julio Lemos Brasil Acústico
Data e horário: Sábado (09/11), às 20h
Local: Cine Teatro São Joaquim – cidade de Goiás
Entrada gratuita
Domingo (10/11)
Martim Cererê recebe 2ª edição do Festival Mania Funk
O Centro Cultural Martim Cererê será palco, neste domingo (10/11), da 2ª edição do Festival Mania Funk, com grupos de dançarinos e amantes do estilo flash back, levando ao público a nostalgia dos anos 70 e 80. O evento será das 14 às 23 horas.
Para participar, basta doar 1 litro de leite, que será destinado à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e distribuído a instituições sociais.
A programação do festival inclui Djs, batalhas de MCs, grafite ao vivo e workshops de dança, que vão reviver o ritmo e a energia dos passinhos que marcaram uma geração.
Organizado por João Roberto Alves da Silva (Betim), do Grupo Mania Funk Flash Back, Antônia Adriana Neves do Nascimento, da Drika Produções, e Warlendhon Mendes Pinto, da Igare Brasil, o festival destaca a força do movimento funk style em Goiás e promete celebrar o melhor do Hip Hop.
Serviço
Festival Mania Funk – 2ª edição
Quando: Domingo (10/11)
Horário: Das 14h às 23h
Local: Centro Cultural Martim Cererê (Tv. Bezerra de Menezes, Setor Sul, Goiânia)
Ingresso: 1 litro de leite
Conheça as unidades culturais do Governo de Goiás
Centro Cultural Martim Cererê
Endereço: Rua 94-A, Setor Sul – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4691
Horário: Administração – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Eventos – de segunda a domingo, de acordo com o agendamento.
@martimcerere
Centro Cultural Octo Marques (Galeria Frei Confaloni e Galeria Sebastião Reis)
Endereço: Edifício Parthenon Center, Rua 4 nº 515, Centro – Goiânia (mezanino – entrada pela rua 7)
Telefone: (62) 3201-4610
Horário: De segunda a domingo, das 9h às 17h
E-mail: ccom@goias.gov.br
@octomarques.secultgoias
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4666
Horário: conforme programação da semana
E-mail: cineculturagoias@gmail.com
@cine culturagoias
Cine Teatro São Joaquim
Endereço: Rua Moretti Forggi nº 17 – cidade de Goiás
Telefone: (62) 3371-2038
Horário: De segunda a sexta-feira, da 8h às 17h
E-mail: cineteatrosaojoaquim@gmail.com
@cineteatrosaojoaquim
Gibiteca Jorge Braga
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 2 – Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4640
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mail: gibitecajorgebraga.cultura@goias.gov.br
@gibitecaestadualjorgebraga
Museu da Imagem e do Som
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado Praça Cívica, nº 2, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4625
Horário: Administração: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h | Salão expositivo: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
E-mail: mis.cultura@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@misgoias
Museu Ferroviário de Pires do Rio
Endereço: Rua Francisco Rodrigues Naves esquina com Av. Coronel Lino Sampaio s/n°, Centro – Pires do Rio
Telefone: (64) 3461-7970
Horário: Segunda-feira, das 13 às 17h / de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h. Visitas agendadas para grupos nos sábados, domingos e feriados
E-mail: mfpr@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@museuferroviariodepiresdorio
Museu Pedro Ludovico
Endereço: Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nº 133, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4678
Horário: De terça-feira a sábado, das 8 às 12h; e das 13h às 17h
E-mail: museupedroludovico@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@museupedroludovico
Museu Zoroastro Artiaga
Endereço: Praça Cívica (Praça Pedro Ludovico Teixeira) nº 13 – Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4675
Horário: fechado para reforma
E-mail: museuzoroastro.cultura@goias.gov.br
Acesse a visita virtual aqui.
@museugoianozoroastroartiaga
Palácio Conde dos Arcos
Endereço: Praça Tasso Camargo nº 1, Centro – cidade de Goiás
Telefone: (62) 3371-1200
Horário: De terça a sábado, das 08h às 17h | domingos e feriados, das 08h às 13h
Acesse a visita virtual aqui.
@palaciocondedosarcos
Teatro Goiânia
Endereço: Rua 23, 252, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-4684
Horário: Administração – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Espetáculos – de segunda a domingo, de acordo com o agendamento.
E-mail: teatrogoiania@goias.gov.br
Agendamento de eventos: (62) 3201-4691 ou reservas.cultura@goias.gov.br
@teatrogoiania
Teatro de Pirenópolis
Endereço: Rua Comendador Joaquim Alves – Centro, Pirenópolis
Telefone: (62) 3331-1299 / (62) 3331 2029
Horário: em reforma.
Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 23 com Rua 3, Centro – Goiânia
Telefone: (62) 3201-9863
Horário: De segunda a domingo, das 9h às 17h.
E-mail: vilacultural.coracoralina@goias.gov.br
@vilacultutalcc
Saiba mais
Vila Cultural Cora Coralina recebe exposição À Beira de Escapar