Emater retoma visitas do projeto Plantando Saberes
A Emater Goiás retomou as visitas guiadas do projeto Plantado Saberes. A ação visa despertar nas crianças a consciência ambiental, noções de reaproveitamento de materiais e de sustentabilidade. A turma de 30 alunos, com idade de 6 a 10 anos, da Escola Municipal Jardim das Aroeiras marcou o início da temporada de visitas do projeto na última semana.
O projeto, que começou em abril de 2023, foi renovado com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) em agosto deste ano.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia enfatiza ainda que o projeto contribui com o aprendizado das crianças.
“Temos a missão de contribuir, por meio do nosso trabalho e experiência, com o conhecimento, principalmente do meio rural, das crianças. Na Emater, elas entendem que o leite não vem da caixinha e que o produtor rural realiza um trabalho intenso para os alimentos chegarem à nossa mesa todos os dias”, evidencia.
Durante a visita à sede da Emater, a turma conheceu a exposição permanente do Museu de Extensão Rural, que retrata, por meio de diversos maquinários, a transformação tecnológica que a instituição atravessou ao longo dos 65 anos de trabalho pavimentado na agricultura familiar.
Em seguida, os alunos foram guiados em um tour pela instituição para conhecerem o Complexo de Laboratórios, onde foi explicado como é feito o processo de produção de mudas limpas; a Agroindústria, o setor de Compostagem; o Horto de Plantas Bioativas; e a Estação Experimental Nativas do Cerrado.
Plantando Saberes
O professor responsável pela turma, Éder Xavier de Amorim, explica que o Plantando Saberes fortalece o projeto do cultivo de hortas que foi implantado na escola, pois dessa forma, as crianças conseguem contextualizar melhor o trabalho que elas desenvolvem.
“O Plantando Saberes traz novidades que complementam a experiência desenvolvida com as crianças. O trabalho de pesquisa realizado pela Emater incentiva os estudantes a produzir mais e melhor. Eles também ficaram encantados com o processo de compostagem, sistema que será aplicado na escola. Por isso, a visita é importante porque fortalece nosso projeto escolar”, conclui.
A estudante Ana Luiza Rodrigues Ribeiro, de 6 anos, conta que gostou de conhecer o laboratório, onde aprendeu como os cientistas criam uma planta.
“Eu já tinha plantado antes, mas não sabia que podia crescer árvore em laboratório. É muito legal o que ensinam”, disse toda animada.
Para Maria Valentina de Oliveira, de 7 anos, o passeio “foi maravilhoso”, pois gosta de estar em contato com a natureza. A estudante conta que “desde pequena” convive no meio das plantas, pois a avó planta muitas espécies em sua casa.
“O que mais gostei foi conhecer as peças antigas do museu, saber como o material funcionava antes e como a tecnologia evoluiu”, analisa.