Heja reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata
O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) deu início esta semana à campanha Novembro Azul, com foco na conscientização sobre a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A iniciativa, idealizada pela coordenadora de humanização do Heja, Joyce Fernanda, mobiliza colaboradores e pacientes em diversas ações ao longo do mês. Durante todas as sextas-feiras de novembro, os funcionários serão incentivados a vestir uma peça azul em apoio à campanha, reforçando o tema entre equipes e pacientes.
“Os colaboradores com mais de 45 anos terão acesso a testes rápidos para detecção de ISTs e glicemia. As atividades também incluirão palestras e ações educativas direcionadas aos pacientes, abordando a conscientização e cuidados preventivos para a saúde masculina”, comentou.
Joyce também destacou que homens com fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata, obesidade, tabagismo ou alimentação inadequada, devem buscar exames preventivos de forma antecipada.
“Nas consultas, é recomendado que realizem um check-up completo, com exames de pressão, colesterol e hormônios, visando a prevenção de diversas doenças”, frisou.
O médico urologista Pedro Tavares Neto falou da importância do diagnóstico precoce.
“O câncer de próstata, quando detectado a tempo, é altamente tratável, e muitos homens podem viver uma vida plena após o tratamento. É fundamental que todos abracem essa causa, promovendo o autocuidado e incentivando os homens a agirem proativamente em relação à saúde ao longo de todo o ano”, finalizou o médico.