Governo e UFG se unem para mapear diabetes na população

Estudo entre Governo de Goiás UFG vai mostrar com precisão o número de pessoas com diabetes no estado (Fotos: Secom e SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) firmou uma parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG) para realizar um estudo inédito que identificará a real prevalência de diabetes no estado. A pesquisa, encomendada pela SES à UFG, busca mapear a população diagnosticada com diabetes e avaliar complicações associadas à doença.

Atualmente, a identificação dos casos de diabetes é baseada nos dados do sistema Vigitel, um levantamento nacional feito por consulta telefônica. O novo estudo, entretanto, fornecerá dados mais precisos para o estado goiano.

Orientação em políticas públicas para saúde

“O levantamento feito de maneira conjunta entre SES e a UFG permitirá conhecer os números de maneira mais fidedigna. Isso poderá mudar a cara da política pública para tratar essa doença tão grave”, destacou o secretário adjunto de Saúde, Sérgio Vencio.

SES apoiará com dados de saúde e suporte laboratorial, além de auxiliar na regulação e insumos para a fase de campo do estudo (Fotos: Secom e SES)

Marcos Ávila, presidente do Conselho Administrativo e fundador do Cerof, ressaltou a importância de uma metodologia eficaz para mensurar a incidência de diabetes, algo que há anos vem sendo discutido, mas ainda sem uma solução satisfatória.

“Além de apontar a quantidade de pessoas com diabetes, o estudo vai mostrar o risco maior das consequências da doença. Esse estudo vai ser útil para todo o país, para o SUS”, afirmou Ávila.

O projeto, liderado pelo professor Thiago Rangel, começará em Guapó, na região metropolitana de Goiânia, e contará com uma análise estatística detalhada pela UFG. A SES apoiará com dados de saúde e suporte laboratorial, além de auxiliar na regulação e insumos para a fase de campo.

Governo de Goiás e UFG se unem em projeto para mapear diabetes na população
Projeto, liderado pelo professor Thiago Rangel, começará por Guapó onde será realizado mutirão oftalmológico, que também ocorrerá em outros municípios goianos. UFG fará análise estatística detalhada de exames de retinografia (Fotos: Secom e SES)

O Cerof conduzirá um mutirão oftalmológico em Guapó, com exames de retinografia, para detectar problemas oculares decorrentes da diabetes. O processo será replicado em outro município goiano ainda a ser definido. A expectativa é que a iniciativa, em fase final de ajustes, tenha início nos próximos meses.

Saiba mais

Fapeg e UFG firmam parceria para aplicar inteligência artificial em políticas públicas

Estado assume regulação do Cerof-UFG e vai triplicar atendimentos

HGG e Fundação Banco de Olhos unem forças para atender pacientes com diabetes