CoopsParty Summit 2024 começa em Goiânia
O governador Ronaldo Caiado participou, nesta segunda-feira (18/11), da abertura da CoopsParty Summit 2024 e destacou o avanço do cooperativismo em Goiás, bem como a consolidação do estado como polo de inovação no Brasil.
“Queremos transformar Goiás em um centro de referência nas áreas de tecnologia e inovação”, declarou ele.
Em palestra durante o evento, realizado no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, Caiado também ressaltou a intenção de aproximar cada vez mais as cooperativas e o Governo de Goiás.
O governador citou que órgãos estaduais, como o Hub Goiás, já desenvolvem parcerias com centros especializados em inteligência artificial, e que essas tecnologias serão levadas a todos os setores do governo estadual. Ele também lembrou que as cooperativas possuem 400 mil pessoas atuando em áreas relacionadas ao tema.
“Queremos que nossos trabalhadores e nossas empresas colham resultados cada vez melhores, o que chegará exatamente pela profissionalização no trato com a tecnologia”, disse Caiado.
Coopsparty Summit 2024
A Coopsparty Summit 2024 é uma iniciativa do Sistema OCB/GO (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás), com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e participação de outras pastas.
O evento é inspirado no formato da Campus Party.
Com expectativa de reunir mais de mil participantes, entre empreendedores, startups, investidores e grandes empresas, o evento tem como objetivo promover a inovação no cooperativismo.
“No estande do Governo de Goiás, estamos com orientação para capacitação e assessoria na estruturação de cooperativas. Nossa equipe acompanha todo o processo até o pleno funcionamento, em parceria com outros órgãos estaduais e a OCB Goiás”, destaca o secretário de estado da Retomada, César Moura.
Incentivo
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participa da programação com palestras e mentorias, além de apresentar startups participantes de programas de incentivo do Hub Goiás, o primeiro centro público de excelência em empreendedorismo inovador do Centro-Oeste.
Segundo o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, Goiás caminha para ser referência nacional em empreendedorismo inovador.
“Demos este passo com a inauguração do Hub Goiás que, em pouco mais de um ano de funcionamento, já tem resultados importantes, como o fomento a mais de 120 startups com soluções que impactam diretamente a vida das pessoas”, comentou Netto.
De acordo com ele, o fato de Goiás receber a CoopsParty, um dos três grandes eventos nacionais na área, mostra que o estado possui hoje “uma forte presença no cenário nacional da inovação”.
Programação
A segunda edição da CoopsParty segue até terça-feira (19/11), no Centro de Convenções da PUC Goiás. Durante o evento, mais de 50 especialistas se apresentarão em três palcos temáticos.
Serão oferecidos ainda workshops sobre as últimas tendências e práticas em inovação cooperativa; competições de programação (hackathons); bem como apresentações projetos e soluções para o cenário cooperativo na Arena Inova Coop Goiás.
“Queremos colocar o cooperativismo no palco da inovação porque, como diz Caiado, ele é fundamental para que as empresas melhorem sua competitividade, sua produtividade, reduzam custos e continuem crescendo. Esse evento, uma verdadeira conexão entre o ecossistema da inovação e o cooperativismo, vai nos ajudar a continuar crescendo e, assim, ajudando Goiás e o Brasil”, destacou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Cooperativismo goiano
Em 2023, foram identificadas 260 cooperativas registradas em todo o estado, segundo dados do estudo Panorama do Cooperativismo em Goiás, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a pedido do Sistema OCB/GO. Elas estão distribuídas nos segmentos:
- agropecuário;
- de consumo;
- crédito;
- infraestrutura;
- saúde;
- trabalho;
- produção de bens e serviços;
- transportes.
Com 82 unidades, o setor agropecuário lidera o movimento, seguido pelo de transporte. Juntos, eles somam mais de 50% de todas as cooperativas vinculadas à OCB/GO. O governador exemplificou com o setor agropecuário o potencial que a pesquisa e a ciência possuem.
“Infelizmente, foi a única área que investiu nisso e em seus talentos. As mudanças genéticas e cultivares apropriadas para as mais diversas condições climáticas deram a condição de atingirmos três safras por ano”, explicou.
“Acredito na pesquisa e quero as melhores cabeças investindo em Goiás. Nada se desenvolve sem investimento em tecnologia. Não tenho tempo a perder. Tenho pressa todo dia e quero inovação a todo tempo, que gere avanços na renda per capita e um Estado líder na entrega de serviços digitais”, completou o chefe do Executivo.
As cooperativas são responsáveis pela geração de mais de 15 mil empregos em Goiás, com mais de 464 mil cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas. Apenas em 2022, as associadas ao Sistema OCB/GO somaram R$ 30,9 bilhões de receitas no estado, impactando cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Os municípios de Mineiros, Rio Verde, Piracanjuba e Jataí concentram o maior número de cooperativas ativas no território goiano.