Governador manifesta pesar pela morte do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel

Marco Maciel morreu na madrugada deste sábado (12), em Brasília, aos 80 anos de idade (Foto: Divulgação)

É com imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, na madrugada deste sábado (12/06), em Brasília.

Natural de Recife (PE), o advogado e professor Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador, ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República e vice-presidente da República de 1995 a 2003.

Assumiu a presidência da República 87 vezes nos oito anos em que foi vice de Fernando Henrique Cardoso. Considerado um artífice do entendimento, construiu sua trajetória como o homem da conciliação, com contribuições decisivas para o processo histórico brasileiro, ao atuar na linha de frente que resultou no fortalecimento da democracia.

Pai de família e líder de princípios sólidos, fez da política a arte da construção ao abrir infinitas portas para o diálogo e o ordenamento institucional.

Exemplo de dignidade e de espírito público, perdemos uma unanimidade política, um verdadeiro estadista cuja biografia deve servir como exemplo para o Brasil, especialmente neste momento tão tristemente marcado pelo acirramento ideológico e pela cega confrontação.

O Democratas perde um ícone, exemplo do que é a verdadeira política. Seu legado para os mais jovens, para a sociedade e para o Brasil é imensurável. E eu tive a honra de ser seu amigo, de tê-lo como um grande líder, professor e conselheiro.

Marco Maciel foi para a morada de Deus, seu grande amigo. Devoto, católico, ao longo de sua existência se tornou um fiel difusor do evangelho, sempre com a mensagem viva da restauração e do amor ao próximo.

Nunca teve seu nome envolvido em escândalo ou qualquer menção duvidosa. Era correto com os amigos e os eleitores. Se empenhava, todos os dias, para alcançar benefícios para a população de Pernambuco, o berço e a terra a que tanto amava.

À esposa Anna Maria Ferreira Maciel, aos filhos Gisela, Maria Cristiana e João Maurício, aos demais familiares e amigos, a todos os que tiveram o privilégio de conviver com o ex-vice-presidente Marco Maciel, expressamos nossa solidariedade e nossos sentimentos. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de todos neste momento de consternação e de dor.

Ronaldo Caiado
Governador de Goiás