Projeto da UPR de Jaraguá é selecionado para prêmio nacional

O Projeto Descompressão desenvolvido na Unidade Prisional Regional (UPR) II de Jaraguá, pertencente à 2ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), foi selecionado, nesta sexta-feira (11), para participar da 18ª edição do Prêmio Innovare. O espaço, implantando na unidade em março deste ano, tem o intuito de melhorar a qualidade de vida e a saúde mental dos servidores penitenciários.

Para desenvolver o projeto, o diretor da UPR de Jaraguá, Manoel Aires, aproveitou um lote que estava inutilizado dentro do presídio novo e criou um ambiente de relaxamento, ao ar livre, com área verde, pomar e criação de aves. O resultado foi uma série de melhorias pessoais e profissionais para os servidores, que refletiu no aumento da produtividade, motivação, qualificação e conscientização do trabalho carcerário.

Ambiente do projeto descompressão
Lote que estava inutilizado dentro do presídio foi transformado em ambiente de relaxamento, ao ar livre (Foto: DGAP)

Suporte psicológico

Aliado ao espaço, o projeto também oferece suporte psicológico aos servidores; troca de experiências através de rodas de conversas, vídeos e áudios; inserção de um quadro com frases motivacionais, reforçando a importância do servidor na instituição; e uma programação de palestras motivacionais com temas diversos, como comunicação assertiva, o papel do servidor, periculosidade, orientação financeira.

O diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, ressaltou que a instituição está empenhada em proporcionar crescimento pessoal e profissional aos servidores penitenciários, e o Projeto Descompressão é resultado deste trabalho. “Nossa missão de fortalecer a Polícia Penal de Goiás começa com olhar cuidadoso para nossos servidores. Eles estão na linha de frente, cuidando da segurança no sistema prisional, e devem receber nossa atenção e reconhecimento”, afirma.

Para o diretor da UPR de Jaraguá a seleção do projeto para o Prêmio Innovare é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na unidade para valorizar e empoderar os servidores. “É um fator de estímulo e de encorajamento para que prossigamos na defesa deste modelo de gestão. Fico muito orgulhoso deste reconhecimento nacional, que aumenta ainda mais nossa responsabilidade e comprometimento”, disse Manoel Aires.

Sobre o Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare foi criado há 18 anos e tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil. Ele é dividido em sete categorias: Tribunal, CNJ/Tecnologia, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Sua comissão julgadora é composta por ministros do Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal de Justiça, desembargadores, promotores, juízes, procuradores, defensores públicos e outros profissionais de destaque interessados em contribuir com o desenvolvimento do nosso Poder Público.