Goiás alcança nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública

Governador Ronaldo Caiado recebe o Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública e comemora o índice de 100% conquistado na avaliação do PNTP (Fotos: André Saddi)

Sob a gestão do governador Ronaldo Caiado, o Governo de Goiás alcançou 100% no índice do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e voltou a conquistar o Selo Diamante da premiação. O reconhecimento foi formalizado nesta quarta-feira (27/11), em evento na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia.

“Não somos só o primeiro lugar, somos o único Estado a alcançar a nota máxima”, ressaltou o governador durante o 1º Encontro Estadual da Transparência.

Para Caiado, não há “nada mais gratificante que sentir que estamos contribuindo com a melhoria do nosso Estado para a população”. Esse é o objetivo maior, segundo ele. “Estamos transferindo nossa capacidade, conhecimento e trabalho em benefício de terceiros. Chamo isso de espírito público”, acrescentou.

Em 2023, o Estado atingiu o índice de 99,1% e recebeu o Selo Diamante, o mais alto do Programa Nacional de Transparência Pública.

Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio de diversas entidades, o PNTP divulga os resultados obtidos pelos poderes e órgãos autônomos dos Estados.

A avaliação dos portais de transparência passa por vários critérios, como a disponibilidade de informações, acessibilidade e atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). Conforme o índice de cumprimento dos requisitos, os órgãos recebem o Selo de Qualidade em Transparência Pública, nas categorias Diamante, Ouro ou Prata.

Transparência Pública

Transparência Pública
Prêmios foram entregues em evento na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia (Fotos: André Saddi)

Ao todo, o PNTP avalia mais de 7,3 mil portais de entes públicos brasileiros, com base em 230 indicadores.

“Se tudo é de todos, se a coisa é pública, todos têm o direito de saber e ter acesso à informação e à transparência para visualizar e compreender como o Estado presta esses serviços tão fundamentais à população”, declarou o presidente do TCE-GO, Saulo Mesquita, ao parabenizar o desempenho do Governo de Goiás.

Mesquita afirmou ainda que o Estado como um todo é destaque positivo na avaliação. Considerando o desempenho coletivo – dos poderes constituídos e órgãos de controle em Goiás –, a média este ano é de 95%, muito acima da nacional (63%).

“É motivo de orgulho para nós, goianos, que vivemos num estado e sabemos que as instituições funcionam e atuam em benefício da população de forma transparente”, celebrou.

Entre as instituições que ajudaram a elevar a média geral goiana, está o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), com 99,13% (2023) e 100% (2024).

“Nossa responsabilidade aumenta a cada dia, porque temos de manter o padrão Diamante. Com esforço, compromisso e observância da Constituição, nós conseguiremos”, declarou o presidente do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França.

Já a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) teve 97,36% (2023) e 99,67% (2024). “Nossos órgãos públicos estão dando exemplo”, disse o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto.

Durante o 1º Encontro Estadual da Transparência, também foram entregues os selos referentes aos anos de 2023 e 2024 para Ministério Público de Goiás (MPGO), Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO).

Já a Defensoria Pública recebeu reconhecimento referente a 2023. O evento contou ainda com a palestra Transparência como valor republicano, ministrada pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra.

Saiba mais

Governo aumenta transparência com publicação de boletim econômico

População terá mais transparência no acesso a dados do SUS