INF oferece curso de Introdução à Robótica Educativa para professores

O curso abrange os conteúdos fundamentos da robótica, programação na plataforma Arduino e o simulador robótico da Olimpíada Brasileira de Robótica (SBotics) (Foto: Divulgação)

O Centro de Tecnologia de Software (CTS) do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) oferecem gratuitamente o minicurso de Introdução à Robótica Educativa. O projeto é uma capacitação para docentes da rede de escolas públicas e privadas do estado de Goiás.

O curso abrange os conteúdos fundamentos da robótica, programação na plataforma Arduino e o simulador robótico da Olimpíada Brasileira de Robótica (SBotics).

Podem se inscrever no curso docentes vinculados a escolas de ensino fundamental e médio, públicas ou privadas, do estado de Goiás. Não há pré-requisitos específicos de conhecimento para inscrição. Ao todo, são 30 vagas para docentes de escolas públicas e 10 vagas para docentes de escolas particulares.

A modalidade do curso será Ensino a Distância (EaD), com encontros síncronos aos sábados pela plataforma Google Meet. Haverá também o uso do Google Classroom e todas as informações de acesso serão passadas para os selecionados. Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico entre os dias 02 a 15 de junho de 2021.

Benefícios

O minicurso de Introdução à Robótica Educativa foi desenhado para se integrar como parte do currículo STEM baseado no desenvolvimento de competências dos estudantes em quatro aspectos – ciência, tecnologia, engenharia e matemática – utilizando uma abordagem aplicada e multidisciplinar.

Dentre os benefícios STEM para os alunos estão a resolução de problemas complexos e desafios do mundo moderno e a estimulação do pensamento computacional e capacidade criativa de automatizar processos.

Para o docente, o minicurso favorece o Desenvolvimento Profissional Continuado e fornece ferramentas e recursos didáticos que possibilitam o ensino da robótica, inclusive, na modalidade virtual do atual ensino a distância.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Instituto de Informática da UFG.

Serviço:

Período do curso:  19/06/2021 a 31/07/2021
Local do curso: Plataformas online
Horário: Aulas síncronas aos sábados e assíncronas para acesso durante a semana.

Conteúdo programado:

  1. Fundamentos de robótica;
  2. Programação na plataforma Arduino;
  3. SBotics (simulador robótico da Olimpíada Brasileira de Robótica).