Investimento na cultura goiana é destaque no lançamento do Claque Cultural

Ronaldo Caiado ressalta importância da valorização de artistas goianos no lançamento do projeto Claque Cultural (Fotos: Walter Folador)

O governador Ronaldo Caiado destacou o compromisso da atual gestão em dar oportunidades aos artistas goianos, durante o lançamento oficial da terceira edição do projeto Claque Cultural, promovido pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Retomada, em parceria com o Sesc Goiás.

O evento realizado nesta terça-feira (03/12), na Praça Cívica, em Goiânia, integra a programação da feira de artesanato Goiás Feito à Mão.

Diante de artistas, gestores culturais e representantes da sociedade goiana, o chefe do Executivo goiano destacou que foram investidos mais de R$ 21 milhões na edição 2025 do Claque Cultural, que levará uma rica programação cultural a sete cidades do estado durante seis meses do próximo ano.

Caiado destaca investimento na cultura goiana no lançamento do Claque Cultural
“Nosso objetivo é levar a oportunidade aos nossos artistas do interior”, afirmou o governador (Fotos: Walter Folador)

“Nosso objetivo é levar a oportunidade aos nossos artistas do interior. Buscamos cada vez mais estimular o talento, o potencial para que ao terem a ajuda do governo, amanhã sejam pessoas reconhecidas nacionalmente e mundialmente”, afirmou o governador. Caiado ressaltou também a valorização em contratar apenas artistas goianos.

“Antes o dinheiro era gasto para contratar artistas de fora, agora fazemos esse investimento aqui dentro do Estado mesmo”, completou.

O projeto, que teve sua primeira edição lançada em 2021 para apoiar artistas impactados pela pandemia de covid-19, contempla cinco modalidades artísticas: artes cênicas, música, literatura, artes visuais e audiovisual.

Caiado destaca investimento na cultura goiana no lançamento do Claque Cultural
Artistas interessados em participar do Claque Cultural devem ficar atentos ao edital que será lançado em breve pelo Sesc Goiás (Fotos: Walter Folador)

O objetivo é fomentar o cenário artístico em Goiás. Com expectativa de beneficiar milhares de cidadãos goianos, a nova etapa percorrerá Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Morrinhos, Alto Paraíso, Jussara e Jataí.

“No Claque você recebe o recurso para poder se apresentar e o governo do Estado monta toda estrutura. Não é só o artista que é beneficiado, mas quem monta o palco, quem carrega o som e toda essa engrenagem para que a gente possa ter um grande evento”, ressaltou o titular da Retomada, César Moura.

De acordo com o secretário, os editais para seleção dos artistas devem ser anunciados ainda em janeiro.

Do valor total investido para a realização do projeto, cerca de R$ 6 milhões são provenientes da Fecomércio.

“Somos a entidade privada que mais investe em cultura dentro do Estado de Goiás”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro.

“Achamos importante porque a cultura tem fator multiplicador, porque além das pessoas que participam conosco, entregando a cultura, tem o público que assiste todas as atividades gratuitamente e isso tem valor imensurável”, afirmou.

Claque em números

A edição anterior, realizada entre 2022 e 2023, promoveu mais de 800 apresentações em diversas regiões do estado, alcançando um público superior a 30 mil pessoas apenas na capital goiana.

No interior, as atividades chegaram a cidades como Rio Verde, Cidade de Goiás e Posse, somando mais de 3 mil artistas contratados. A previsão é de que a edição 2025 supere esses números, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

Os artistas interessados em participar devem ficar atentos ao edital que será lançado em breve pelo Sesc Goiás. A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Goiás em:

  • fomentar o cenário artístico,
  • fortalecer a economia criativa
  • e consolidar o estado como referência em ações culturais inclusivas e de impacto social.

“É valorizando a nossa cultura e estimulando aos nossos jovens e a todas as pessoas a poderem desenvolver aquilo em que eles são referência hoje”, salientou Caiado.

Caiado destaca investimento na cultura goiana no lançamento do Claque Cultural
A feira de artesanato Goiás Feito à Mão também foi aberta ao público nesta terça-feira (03/12) e segue até a próxima quinta (05/12), com entrada gratuita e funcionamento das 14 às 20 horas (Foto: Secom-GO)

Goiás Feito à Mão

Dos dias 3 e 5 de dezembro a Praça Cívica será palco da edição especial de Natal da feira de artesanato Goiás Feito à Mão, promovida pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada.

Com entrada gratuita e funcionamento das 14 às 20 horas, o evento contará com mais de 30 estandes de artesanato, oferecendo desde esculturas em madeira e cerâmica até peças em palha de milho, joias de prata e arte sacra.

Além disso, o público poderá desfrutar de uma praça de alimentação e uma gibiteca infantil organizada pela Secretaria de Cultura (Secult). A programação inclui apresentações musicais diárias às 18 horas, com shows de Paula de Paula na terça-feira, Deivid Paniago na quarta e Lin Groove na quinta, consolidando o evento como um espaço de valorização da cultura goiana.

Saiba mais

Goiás Feito à Mão terá edição de Natal na Praça Cívica

III Festival Internacional de Cinema de Goiânia começa hoje

Concertos marcam a agenda do Natal do Bem nesta semana

Ouça a matéria

Caiado destaca investimento na cultura goiana no lançamento do Claque Cultural

Download