Polícia faz buscas por suspeito de cinco assassinatos em Goiás e no DF

Mais de 200 policiais participam das buscas, na região do entorno do Distrito Federal

O secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, acompanhou na manhã desta segunda-feira (14/06), as buscas por Lázaro Barbosa Sousa, na Região do Entorno do Distrito Federal. Ele é suspeito de cometer um quádruplo latrocínio em Ceilândia, no DF, e um quinto em Goiás. O indivíduo, de 32 anos, teria ainda baleado três pessoas no último sábado (12/06), em Cocalzinho de Goiás, deixando duas delas em estado grave.

Uma força-tarefa foi desencadeada entre as forças de segurança da SSP-GO e da SSP-DF, para capturar o suspeito. A operação conta ainda com apoio das polícias Rodoviária Federal e Federal. Mais de 200 policiais atuam nas buscas. O chefe da pasta de segurança de Goiás está, neste momento, em Edilândia (GO), coordenando o trabalho. Segundo Rodney Miranda, as equipes apuram diversas denúncias sobre o possível paradeiro do indivíduo.

“Ele é o que a gente chama de ‘mateiro’. É acostumado com a região, a se esconder em vários pontos. Temos informações de que ele está aqui nessa região, informações de que ele está em Águas Lindas e informações de que ele teria voltado para o DF. Na força-tarefa, nós temos um grupo que fica mais restrito àquelas informações mais contundentes, mas temos várias equipes checando cada uma. Vamos trabalhar em todas as vertentes até resolver”, informou.

De acordo com o chefe da SSP-GO, ainda não é possível determinar uma motivação para os crimes praticados pelo suspeito. “Esse sujeito, ao que tudo indica, é um psicopata. Temos, logicamente, algumas linhas mais fortes, mas não podemos agora exteriorizar, até para não atrapalhar o andamento das investigações. Nós estamos com uma boa expectativa de retirar esse sujeito hoje ainda, do meio da sociedade”, pontuou.

Além do cerco policial, as equipes atuam ainda para garantir a segurança da população local. “Estamos com oito vítimas confirmadas, cinco delas fatais e situações que levam qualquer um a ficar preocupado. Todas as propriedades que têm pessoas que precisam ficar lá, nós colocamos viaturas próximas. Estamos dando todo o amparo para a população até a retirada desse sujeito da região”, reforçou.

Na manhã deste sábado, equipes do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar de Goiás chegaram ao local, para dar apoio à operação. Ao todo, 10 policiais montados irão atuar na região. “Estamos trabalhando com equipes de inteligência e equipes de operação. Hoje temos três aeronaves para tentar o mais rápido possível, tirar esse psicopata das ruas”, ressaltou o secretário de Segurança Pública de Goiás, que acompanha a ação junto ao chefe da SSP-DF, Júlio Danilo.

Lázaro Barbosa Sousa é condenado por um homicídio na Bahia, e também é procurado no DF e em Goiás por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo. Em 8 março de 2018, ele chegou a ser preso pelo Grupo de Investigações de Homicídios de Águas Lindas, mas fugiu quatro meses depois. Desde então, o suspeito está foragido. As ações policiais irão continuar, até a captura do investigado. “Não vamos sair daqui enquanto não desentocar ele e apresentar ele para a Justiça”, concluiu.