Hospital Estadual de Jataí recebe certificação nacional de eliminação do HIV

Representantes das secretarias da Saúde do Estado e de Jataí recebem premiação, em Brasília (Foto: Jackeline Arandas)

O Ministério da Saúde realizou a cerimônia de certificação da erradicação da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B no Brasil. O evento em Brasília-DF, na sexta-feira (29/11), homenageou estados e municípios que conquistaram Selos de Boas Práticas em sua luta contra essas doenças.

Goiás recebeu o Selo Prata de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, indicando um progresso significativo no enfrentamento da enfermidade.

Entre os quatro municípios certificados, Jataí destacou-se pela certificação na eliminação da transmissão vertical do HIV dada ao Hospital Estadual de Jataí. A Comissão Nacional de Validação (CNV) aprovou a solicitação do município, em conformidade com as diretrizes do Guia de Certificação do Ministério da Saúde.

A Equipe Nacional de Validação (ENV) elogiou o trabalho realizado em Jataí, tanto na elaboração do relatório quanto na qualificação dos processos.

O HEJ exerce papel importante na oferta de serviços, incluindo o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e a maternidade.

O diretor-geral do Hospital Estadual de Jataí (HEJ), Juliano Rocha, ressaltou que a conquista foi fruto do trabalho conjunto dos governos estadual e municipal.

“O combate e a prevenção do HIV começam na conscientização, e esse é um dever compartilhado de todos os poderes: federal, estadual e municipal”, afirmou.

Gerente de Qualidade do hospital, Fernanda Ribeiro destacou que o HEJ oferece tratamento a todas as mulheres com HIV da região.

“Com orientações e tratamentos corretos, é possível que essas mães tenham 99% de chance de não passarem o vírus ao filho. Essa certificação comprova isso”, enfatizou.

Certificação nacional de eliminação do HIV

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a vigilância em saúde e aprimorar as ações de prevenção e tratamento. Os critérios incluem indicadores de impacto, como a incidência de sífilis congênita e infecção pelo HIV em crianças, além de indicadores de processo relacionados ao pré-natal. 

Saiba mais

Hospital de Jataí presta atendimento pioneiro a pessoas em luto