Ampliação de redes de água tratada garante segurança hídrica em Luziânia

Reservatório tem capacidade para armazenar 2,2 milhões de litros de água tratada (Foto: Saneago)

Desde que o Sistema Produtor de Água Corumbá entrou em operação, a Saneago está investindo na ampliação das redes distribuidoras de água tratada e na capacidade de reservação de água em Luziânia, para garantir água em quantidade e qualidade para a população. 

Com a conclusão das obras do Sistema Corumbá, a água tratada na ETA de Valparaíso chegava no Centro de Reservação do Jardim Ingá, por meio de uma adutora com 4.225 metros de extensão. No local, o reservatório tem capacidade para armazenar 2,2 milhões de litros de água tratada.

Obras em Luziânia

Em agosto de 2023, foi implantado um outro trecho da adutora, com quase 10 mil metros de extensão, para levar a água tratada ao Centro de Reservação Santa Fé, com capacidade para armazenar 1 milhão de litros. No Santa Fé, também foram interligados dois novos poços artesianos para complementar a produção, em 63 mil litros de água por hora, reforçando o sistema que abastece aquela região. 

Agora, um novo trecho de 4 mil metros de adutora vai chegar no Centro de Reservação do Sistema de Abastecimento de Água Leste Mandu, com capacidade para armazenar mais 2,2 milhões de litros de água tratada, garantindo um abastecimento mais eficiente e regular para 21 bairros daquela região. Dentre eles: várias etapas do Parque Estrela Dalva, Parque JK, Vila São José, Norte Serrinha e Parque Alvorada. Essa etapa vai beneficiar cerca de 20 mil famílias.

O conjunto de obras conta ainda com a construção do Booster Sol Nascente, necessário para bombear a água até o reservatório Leste Mandu. A execução desta obra começou em 27 de agosto deste ano e deve ser concluído em até 90 dias. 

Sistema Produtor Corumbá

O Sistema Produtor Corumbá, uma obra de grandes proporções e um dos maiores desafios nacionais de saneamento, foi inaugurado em abril de 2022, beneficiando os municípios goianos de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, além da Região Sul do Distrito Federal.

A primeira etapa da obra, que contou com investimentos superiores a R$ 440 milhões, apresenta capacidade de produção de 2.800 litros/segundo de água tratada – distribuídos entre a Saneago e a Caesb.

Sobre o funcionamento do Sistema, de maneira geral, a água é captada no Lago Corumbá IV; passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia; segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso; e, depois de tratada, é encaminhada através de redes de distribuição para os imóveis.