Trabalho da Seduc no combate à evasão escolar é tema de eventos nacionais
Os esforços e todo o trabalho desenvolvidos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação, para a diminuição da evasão e o abando escolar na rede pública estadual de ensino têm trazido bons resultados, motivando a participação da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, em duas lives realizadas, na última semana, pelas fundações Roberto Marinho e Grupo Volkswagen.
Nos dois eventos, a secretária da Educação de Goiás falou sobre as ações do governo estadual que têm permitido, para além da continuidade do processo de ensino e aprendizagem mesmo diante dos desafios da pandemia de coronavírus, a implementação eficiente de condutas, intervenções e práticas exitosas com vistas à diminuição do abandono e da evasão escolar nas escolas estaduais.
Estamos com eles
De acordo com Fátima Gavioli, é necessário um envolvimento grande no enfrentamento dos desafios da Educação, e a melhoria do clima escolar e a boa relação do professor com o aluno são essenciais para que as ações deem certo. “Hoje, em Goiás, a pandemia trouxe para nós de forma muito clara a importância de cada um dos nossos alunos e da escola para a vida dele”, afirmou em uma das lives.
Nos dois encontros, a secretária de Goiás também ressaltou os esforços do Governo estadual para a melhoria da rede estadual e das condições de trabalho, para a ampliação das oportunidades de aprendizagem e para a retomada das aulas presenciais quando for possível.
Segundo a secretária, estão sendo feitos investimentos como a aquisição de uniformes, incluindo os calçados, materiais escolares, equipamentos como notebooks, a liberação de Internet, os kits alimentação e, agora, o cartão alimentação, diretamente voltados aos estudantes e que devem impactar a vida de cada um em relação à sua frequência, participação nas atividades e sua permanência na escola.
“Estamos fazendo o possível para que, em meio a tantas dificuldades, tristezas, desalento, nossos estudantes se sintam cuidados por nós”. “Olha, queremos que eles saibam que estamos longe, mas estamos com eles”, disse Fátima Gavioli no encontro do dia 10/6.
Para Todos
A secretária também enumerou, entre o trabalho implementado para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de forma geral, e, em especial, para o combate ao abandono e à evasão escolar, nesse regime especial de aulas não presenciais (reanp), o reconhecimento do Governo estadual ao trabalho dos profissionais da Educação, professores, gestores, administrativos e à relevância de cada um para o sucesso das ações.
Goiás foi o primeiro estado a implantar o reanp e, conforme a secretária, isso só foi possível com a participação incansável de todos. “A Educação que vai ficar no pós-pandemia é uma Educação emancipadora, crescemos fazendo na prática, juntos, e isso é muito importante. Nunca mais vamos olhar para a Educação da mesma maneira”, ressaltou.
A secretária lembrou como exemplo desse reconhecimento, um Bônus pago a todos os profissionais da Educação no final do ano passado, na conclusão do ano letivo de 2020, que desde março teve seguimento de forma remota.
Professora Bolonha
Juntamente com a Secretaria da Educação, que instituiu programas, ferramentas e condições para o reanp, como o Portal de Conteúdos, aulas televisionadas, entrega de material para os estudantes sem acesso á Internet, lives diárias com informações, resoluções, tomada de decisões acerca da continuidade das aulas durante o enfrentamento da pandemia, as unidades escolares também se reinventaram para o cumprimento do processo de ensino e aprendizagem.
E a adoção de medidas, muitas vezes simples, mas muito comprometidas e sérias, conforme falou Fátima Gavioli, fez disseminar práticas exitosas para a melhoria da oferta da Educação, para o acompanhamento da performance da escola, para a intervenção necessária em pontos difíceis e para o sucesso dos estudantes. Muitas dessas práticas alcançaram boa visibilidade, tornando-se exemplos para as demais escolas da rede estadual, e mesmo de outras redes públicas e privadas, em Goiás e em todo o país.
Entre essas boas ideias colocadas em prática, um projeto do Cepi Santa Luzia, localizado em Aparecida de Goiânia, uniu criatividade e humor para o enfrentamento e a diminuição do abandono e evasão escolar de seus alunos. O diretor da escola, Lucimar Menezes, foi um dos convidados da live da Fundação Volkswagen e contou sobre a professora Maria Bolonha, personagem criado, ainda em 2013, e que, desta vez, vai à casa dos estudantes com pouca frequência e participação nas aulas, com o objetivo de ajudar o estudante a retomar sua vida escolar. Nessa escola, segundo Lucimar que é o gestor e faz a professora Bolonha, a evasão é de menos de 1%.
Convidados
A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, convidada especial das fundações, participou integralmente dos dois eventos que contaram com a presença de outros especialistas em Educação.
O evento promovido pela Fundação Grupo Volkswagen teve a mediação da jornalista Flávia Yuri Oshima e a presença da vice-presidente de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras; da coautora do livro “Mulheres com poder para inspirar outras mulheres”, Marcela Prado; e do superintendente Henrique Mendes de Araújo e do diretor de Administração e Reações Institucionais Vítor Hugo Neia, da Fundação Grupo Volkswagen.
Na live da Fundação Roberto Marinho, no Canal Futura, a mediadora foi Katia Smole, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e contou com a participação do diretor da Fundação Calouste Gulbenkian e ex-subdretor da Educação de Portugal, Pedro Cunha.