Mais de 200 policiais atuam nas buscas por Lázaro Barbosa Sousa

Ainda de acordo com o chefe da força-tarefa, os trabalhos também estão voltados para a proteção e garantia de segurança aos moradores locais

As buscas por Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, continuam nesta terça-feira (15/06), na região do Entorno do Distrito Federal. A força-tarefa montada entre as secretarias de Segurança Pública de Goiás e do DF, com apoio das polícias Rodoviária Federal e Federal, segue no local. Mais de 200 policiais atuam para capturar o indivíduo, investigado por pelo menos cinco assassinatos. O chefe da SSP-GO, Rodney Miranda, que coordena os trabalhos, voltou à região para acompanhar a operação.

De acordo com o secretário, as equipes se aproximam cada vez mais do suspeito, que está praticamente cercado na zona rural de Edilândia, povoado de Cocalzinho de Goiás. “Temos boas pistas. Estabelecemos um perímetro e estamos concentrando boa parte dos esforços ali. Acredito que nas próximas horas teremos mais novidades”, ressaltou.

O titular da pasta confirmou as informações sobre Lázaro, que foram divulgadas na noite desta segunda-feira (14/06). Na ocasião, o suspeito teria invadido uma propriedade rural da região e trocado tiros com um funcionário da fazenda. “Ele [Lázaro] deu a volta na casa e efetuou alguns disparos com uma arma calibre 380, que ele tinha roubado de uma residência, onde ele baleou outras três pessoas. Eu estive lá, conversei com o caseiro. Ele acha que o baleou, mas acredito que não, já que não havia vestígios disso”, detalhou.

Rodney Miranda voltou a destacar o histórico do indivíduo, considerado de alta periculosidade. “É um psicopata. Não é a primeira vez que comete crimes. Ele conhece muito bem a área, é nascido e criado ali. É mateiro e está fazendo esforço enorme para se esconder e fugir da polícia. Mas nós também estamos fazendo um esforço enorme e vamos conseguir capturá-lo e apresentá-lo à Justiça o mais breve possível”, disse.

Ainda de acordo com o chefe da força-tarefa, os trabalhos também estão voltados para a proteção e garantia de segurança aos moradores locais. “Estamos fazendo toda a salvaguarda para não termos mais vítimas. As propriedades que não podem ficar sem ninguém, colocamos policiais próximos. Aqueles que quiseram sair, a gente está fazendo uma escolta, um trabalho de vigilância, inclusive nas propriedades abandonadas”, enfatizou.

O secretário destacou o importante papel que a população desempenha, auxiliando com denúncias e novas pistas, que possam levar ao paradeiro do investigado. “Se tiver informação, passe para a Polícia. Mas informação verossímil, que a gente possa realmente apurar. Apareceu informação de que ele estava em Sobradinho, no DF, em outros locais, pulando muro de casa. Então tem muita conversa”, afirmou.

O indivíduo é suspeito de cometer um quádruplo latrocínio em Ceilândia, no DF e um quinto em Goiás. Ele teria ainda baleado três pessoas no último sábado (12/06), em Cocalzinho de Goiás, deixando duas delas em estado grave. Lázaro Barbosa Sousa já possui uma condenação por homicídio, no Estado da Bahia. É também procurado no DF e em Goiás por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.

“Recebi uma ligação do secretário Júlio Danilo, do DF, nos dando todo o apoio. Ele está substituindo as equipes dele e eu estou tendo dificuldade para substituir as minhas, não porque não tenho, mas porque as equipes não querem sair. Todos estão agarrados lá. Eu vou ficar no local até encontrar esse sujeito e restabelecer a tranquilidade para a população de bem da região do entorno de Goiás e do DF”, completou.

Secretaria de Estado da Segurança Pública- Governo de Goiás