Projeto quer recuperar e proteger as bacias hidrográficas

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, lança o Projeto ReNascentes, cujo objetivo é recuperar e proteger as bacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos nos mananciais que abastecem os sistemas operados pela companhia. Por meio do projeto, proprietários rurais que possuem áreas de proteção e recuperação de nascentes e matas ciliares nas sub-bacias do Rio Meia Ponte e do Ribeirão Piancó (em Anápolis), poderão se cadastrar no portal da Saneago para receberem mudas e materiais para cercamento de nascentes.

O trabalho da Saneago vai além do saneamento básico. “A Companhia realiza um intenso programa de proteção e recuperação de nascentes e matas ciliares. A Saneago apoia ações de plantio de mudas e gestão de uso do solo em 51 bacias com áreas de nascentes e matas ciliares de todo o Estado”, afirma Soavinski.

Muitas das mudas que são usadas nas ações de reflorestamento são produzidas em um viveiro próprio, que é zelado pelos colaboradores da Saneago. A Companhia desenvolve, também, atividades de educação ambiental que vão alcançar mais de 60 mil pessoas, somente neste ano.

Incêndios florestais

Durante visita à Barragem do Ribeirão João Leite, Saneago, a Semad e parceiros, como o Corpo de Bombeiros, alertaram para o aumento dos focos de incêndio ao longo do período de estiagem. Somente em 2020, foram quase 6 mil ocorrências, em grande parte causadas a partir da queima de lixo em lotes baldios, de vegetação nativa nas zonas rurais e nas rodovias, causando destruição da fauna e da flora às margens de cursos d’água.

“Atear fogo em lotes, na beira de rodovias ou na mata ocasiona a morte de animais, da flora, danifica os cursos d’água, aumenta as temperaturas, deixa o clima mais seco e põe em risco a vida das pessoas”, alertou o presidente da Saneago.

Na Campanha de Consumo Consciente da Saneago, que conta com os mascotes, Banja & Sato, a personagem Dona Faísca alerta sobre os riscos de incêndios. Ela é aquela vizinha querida, mas que insiste em manter velhos hábitos, como atear fogo no lixo e varrer a calçada com a mangueira.

Combate às perdas

Além da atuação no reflorestamento e recuperação de nascentes, a Saneago também desenvolve uma série de ações de melhoria operacional com o intuito de reforçar os sistemas de abastecimento e garantir a regularidade no fornecimento de água. Da mesma forma que a Companhia solicita à população o uso consciente da água, a Companhia também faz o seu papel atuando com firmeza no combate às perdas na distribuição.

O resultado do intenso trabalho está nos números alcançados. Enquanto a média nacional de perdas atinge 39%, os índices atualizados da Saneago são de apenas 26,9% para Goiás e 18,76% para Goiânia; os melhores do País. E isso em muito se deve à continuação – assim como no ano passado – da maior força-tarefa de caça a vazamentos ocultos já realizada no Brasil.