Técnico fazendário é preso suspeito de corrupção

Os policiais civis deram voz de prisão em flagrante ao autuado pelo delito de lavagem de dinheiro. Ele também responderá, no inquérito policial, por corrupção passiva

Após realização de investigação criminal, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Firminópolis, com a colaboração da Secretaria Estadual da Economia, efetuou, no fim da manhã de hoje (10), a prisão em flagrante delito de um servidor da referida secretaria. O servidor tem 64 anos e foi detido no momento em que recebia o valor de R$ 30 mil, dinheiro oriundo do crime de corrupção passiva. O autor é técnico fazendário de carreira.

O autor, utilizando-se de sua função de avaliador estadual, recebeu para si o dinheiro diretamente de um interessado em processo administrativo junto à Secretaria Estadual da Economia, em trâmite na agência de Firminópolis.

O processo se refere à cobrança de imposto causa mortis (apuração de ITCD), para avaliar imóveis rurais em valores inferiores ao de mercado, diminuindo, contudo, os valores de impostos a serem recolhidos junto ao fisco estadual. Desta forma, o interessado no processo pagaria o tributo devido em valor inferior ao que devia, pagando o técnico fazendário para tal operação.

Para não levantar suspeitas quanto à sua movimentação bancária, o servidor solicitou que uma funcionária terceirizada depositasse o cheque oriundo da corrupção em sua conta e, posteriormente, repassasse os valores em espécie a ele. No momento da entrega, o servidor foi preso em flagrante por dissimular a natureza, origem, movimentação ou propriedade de valores provenientes, diretamente, de infração penal de corrupção passiva.

A entrega dos valores foi feita nos fundos da Delegacia Fiscal, na agência de Firminópolis. Restou apurado que a servidora terceirizada não tinha nenhum envolvimento com os crimes apurados. Os policiais civis deram voz de prisão em flagrante ao autuado pelo delito de lavagem de dinheiro. Ele também responderá, no inquérito policial, pela corrupção passiva. O interessado no processo administrativo, e que fez o repasse do dinheiro, também foi ouvido na delegacia nesta manhã.