Goiânia terá mais cinco escolas de tempo integral

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), vai ampliar o número de escolas de tempo integral em Goiânia na rede pública estadual. Cinco colégios estaduais da capital serão transformados em Centros de Ensino em Período Integral (Cepi), com jornada escolar de 9 horas por dia, a partir do segundo semestre.

Veja os colégios com seus respectivos bairros: Colégio Estadual Coração de Jesus (Setor Aeroviário), Colégio Estadual Castro Alves (Vila Santa Helena), Colégio Estadual Deputado José de Assis (Jardim América), Colégio estadual Dom Fernando Gomes Santos II (Setor Dom Fernando II) e Colégio Estadual Jayme Câmara (Setor Floresta)

A ampliação do número de Cepis atende a meta seis do Plano Nacional de Educação e a meta três do Plano Estadual de Educação, que visam oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas até 2024.

“Quanto mais a gente amplia o tempo do estudante na escola, com aulas diferenciadas, mais oportunidades de aprendizagem ele tem. É um investimento para o futuro”, afirmou a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha.

Melhores resultados educacionais

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no Brasil, os estudantes de Cepis apresentam maiores taxas de aprovação e melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Eles também tem maior chance de ingressar no Ensino Superior, segundo uma pesquisa do Instituto Sonho Grande.

“Enquanto a média do Ideb da rede estadual é 4,7, no Ensino Médio, a média das escolas de tempo integral nessa fase é 5,2. No Ensino Fundamental II, a média da rede é 5,4, enquanto a das escolas de tempo integral é 5,8”, argumentou a superintendente.

Ainda de acordo com a superintendente, o modelo de ensino em tempo integral não consiste apenas em passar mais tempo na escola. O foco do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.

Márcia Rocha também explica que, durante o dia na escola, o aluno não participa apenas de aulas teóricas, mas também de práticas de laboratório, projetos científicos e clubes juvenis. Ao longo do ano, o estudante é acompanhado por um professor tutor, que irá auxiliá-lo nos estudos e no desenvolvimento de seu projeto de vida.

O projeto de vida é o plano que o estudante constrói para seu futuro pessoal, acadêmico e profissional, com metas, objetivos e sonhos. Esse plano é o tema de um componente curricular próprio, na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, mas também é o fio condutor de todas as aulas e atividades do Cepi.

Outro diferencial da escola de tempo integral é que ela proporciona maior liberdade e autonomia ao estudante em relação aos seus estudos. Além dos componentes curriculares obrigatórios, a escola oferece componentes curriculares que são escolhidos pelo estudante de acordo com seus interesses e afinidades, em diferentes áreas do conhecimento.