Inscrição para o Programa Alfamais Goiás encerra-se dia 23 de junho

Na formação, os profissionais discutirão a teoria e as práticas relativas à alfabetização no âmbito da educação pública, visando a garantia da alfabetização na idade certa e para todas as crianças (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação do Profissionais da Educação (Cepfor) e da Superintendência de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, informa que estão abertas as inscrições para a ‘Formação dos Profissionais da Educação na Perspectiva do Programa Alfamais Goiás’. O intuito do curso é aprimorar e capacitar os profissionais da educação da rede pública no que diz respeito às temáticas referentes ao processo de alfabetização.

O projeto consistirá na realização de oficinas e webnários, direcionados aos profissionais da educação infantil e do ensino fundamental das redes estadual e municipais de educação de Goiás e equipes das coordenações regionais de Educação. Durante toda a formação, esses profissionais discutirão a teoria e as práticas relativas à alfabetização no âmbito da educação pública, visando a garantia da alfabetização na idade certa e para todas as crianças no território goiano.

Os inscritos participarão de cinco webnários mensais e terão acesso a uma oficina com vídeos, textos e atividades que complementarão o conteúdo apresentado. Até novembro serão abordados diferentes conteúdos, contando com a participação de palestrantes diversos.

ALFAMAIS GOIÁS

O primeiro webnário será realizado no dia 24 de junho de 2021 (quinta-feira), às 09h30 da manhã, cujo tema será a ‘Retomada das aulas presenciais no contexto da pandemia’. A conferência contará com a presença do chefe de Educação do Unicef no Brasil, Dr. Ítalo Dutra.

Todas as conferências serão realizadas de forma on-line, no canal do Cepfor no YouTube, e terão seus horários confirmados com antecedência. A formação terá carga horária total de 40 horas e os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de junho, preenchendo o formulário.

Formação
Apesar dos esforços empreendidos pelo sistema educacional do Estado de Goiás na direção de um ensino de qualidade para todos, cerca de 2% dos estudantes do Ensino Fundamental ainda não foram alfabetizados. Com base nesses dados, a Seduc tem buscado investir em ações voltadas ao processo de alfabetização, dentre as quais a formação de professores e gestores públicos.

A fim de que tais profissionais desenvolvam competências e habilidades essenciais para a condução efetiva desse processo, o curso ‘Formação dos Profissionais da Educação na Perspectiva do Programa Alfamais Goiás’ foi criado visando melhores resultados no processo de aprendizagem, especialmente nas etapas iniciais da Educação Básica.

Alfamais Goiás
O Alfamais Goiás – Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada é um programa desenvolvido pelo Governo de Goiás, em parceria com a Associação Bem Comum, e que tem como objetivo principal a alfabetização dos estudantes goianos na idade certa, garantindo uma aprendizagem efetiva e a melhoria contínua na educação.

A essência do programa está em fortalecer a colaboração entre estado e municípios, contribuindo para o processo de alfabetização em todo o território goiano. A perspectiva é que, após o lançamento do programa, as redes municipais e estadual de ensino possam atuar juntas na promoção de ações em prol da alfabetização das crianças nos primeiros anos da escolarização.