CGE assina 1º Contrato Público de Solução Inovadora do Estado de Goiás 

Parceria do Estado de Goiás com empresa Safia Tecnologia de Informação prevê soluções tecnológicas de enfrentamento aos desafios de controle interno (Foto: Secom)

O primeiro Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), realizado pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) em parceria com a Secretaria de Administração (Sead), foi homologado. O termo firma parceria do Estado de Goiás com a empresa Safia Tecnologia de Informação LTDA para soluções tecnológicas de enfrentamento aos desafios de controle interno.

A Safia Tecnologia de Informação LTDA foi a vencedora do processo licitatório, que previa dois desafios da CGE:

  • realizar o monitoramento contínuo do processo de compras públicas de todo o Estado desde a licitação até a execução;
  • tornar a base de dados de todo o conhecimento sobre controle interno automatizada e responsiva, permitindo a utilização e análise de dados mais rápida e eficiente. 

O edital recebeu 53 propostas de inovação, sendo 22 destinadas ao primeiro desafio e 31 para o segundo, com convocação final de 20 delas para a etapa do Pitch Day. O contrato prevê o repasse de R$ 1,45 milhão e R$ 660 mil referentes aos respectivos desafios. 

Contrato Público de Solução Inovadora

“Este é o primeiro CPSI assinado em Goiás e, possivelmente, na administração direta do Brasil. Um marco para a administração pública. Inaugura-se um novo tipo de licitação que, além de proporcionar mais economicidade, oferece uma abordagem mais adequada à resolução de problemas complexos da sociedade, fomentando ainda novos negócios, como startups de todo o cenário brasileiro. Prova disso é que recebemos inscrições de vários estados”, comemorou o superintendente da Controladoria Especializada em Transparência da CGE, Bruno Rolim. 

Para Rolim, a assinatura do Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) representa um avanço para os controles internos brasileiros.

“As soluções de inteligência artificial a serem desenvolvidas, inexistentes no mercado hoje, proporcionarão um salto de qualidade, velocidade e abrangência no acompanhamento das compras públicas goianas”, observou. 

A ferramenta trará um leque de possibilidades para os auditores da CGE, otimizando suas atividades diárias e proporcionando ao cidadão, principal beneficiário, mais transparência e entregas de bens públicos.