Governo publica edital para construir 4,4 mil moradias

Agehab abre licitação para contratar empresas da área de construção civil para obras de moradias de interesse social. Editais estão disponíveis no site da Agehab (Foto: Sérgio Willian)

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) publicou nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para contratar empresas do ramo da construção civil para produção de 4.450 moradias de interesse social nas 10 regiões de planejamento do Estado. O edital nº 003/21 – Agehab está disponível no site da agência, e a licitação será por Sistema de Registro de Preço, modo de disputa aberto, forma presencial, com abertura dos envelopes no dia 6 de julho, às 9 horas, na sede da Agehab (Rua 18-A, Setor Aeroporto – Goiânia-GO).

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, os recursos para a construção dessas moradias serão disponibilizados pelo Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Fundo Protege), vinculado à Secretaria da Economia de Goiás. A previsão é que as primeiras moradias sejam entregues ainda neste ano.

Chamamento público

Também estão abertos os chamamentos públicos nº 004 e 005/2021 para credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços técnicos profissionais de execução de ensaios geotécnicos (sondagem e percolação do solo) e de topografia (levantamento planialtimétrico) e patamarização em municípios localizados em todas as regiões de planejamento do Estado.

O recebimento da documentação será a partir do dia 25 deste mês, pelo email protocolo@agehab.go.gov.br. Os procedimentos estão disponíveis no site da Agehab.

Outro chamamento público será publicado nos próximos dias, para contratação de empresas de elaboração de projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) – Lei Federal nº 11.888/2008 –, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social. O investimento para reforma ou melhoria habitacional será de R$ 18 mil a R$ 25 mil por moradia.

O presidente da Agehab, Lucas Fernandes, espera mobilizar todos os profissionais de engenharia e arquitetura do Estado para execução desse importante programa, que vai levar habitação para quem mais precisa. “É uma boa oportunidade de trabalho para pequenas construtoras e profissionais independentes que podem se unir. Estamos buscando apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO) e também do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau-GO) para divulgação desses processos licitatórios”, relata Lucas Fernandes.

Mais informações com a Comissão Permanente de Licitação da Agehab, nos números (62) 30965003 e 3096-5041; e no e-mail: cpl@agehab.go.gov.br.