Ampliado prazo de edital que dará R$ 40 mil a negócios de impacto socioambiental positivo

Programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental (Niis) é uma iniciativa da Secti-GO, executada pelo Hub Goiás, é voltado para negócios com a intenção de solucionar problemas socioambientais (Foto: Secti-GO)

O Governo de Goiás ampliou o prazo para que empresas e novos negócios se inscrevam na segunda edição do programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental (Niis).

O edital vai selecionar 30 iniciativas para passar por acompanhamento com workshops e mentorias e as cinco finalistas vão receber R$ 40 mil. As inscrições podem ser realizadas pelo link hubgoias.org/niis-2 até o dia 19 de janeiro.

O programa, que é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti-GO) e executado pelo Hub Goiás, é voltado para negócios com a intenção de solucionar problemas socioambientais, e que estejam pelo menos em fase de validação de mercado.

“Goiás já agrega muita tecnologia voltada para o meio ambiente e também no agro, mas queremos trazer cada vez mais inovação para essas áreas”, afirma o titular da Secti-GO, José Frederico Lyra Netto.

Referência em sustentabilidade

Segundo ele, é uma determinação do governador Ronaldo Caiado que o estado seja referência em sustentabilidade e esse edital é um passo muito importante para isso.

“No primeiro ciclo do programa tivemos uma série de iniciativas interessantes. Uma delas, voltada para oferecer tecnologias acessíveis de controle microbiológico, como fazer a testagem de contaminação da água de forma fácil e sem auxílio de especialistas, venceu um prêmio nacional e vai representar Goiás na etapa global, agora em janeiro, do Santander X Award”, destaca o auxiliar do governo estadual.

Para se inscrever, não é obrigatório que a empresa tenha CNPJ, desde que exista a intenção de formalizar o negócio durante o programa. O negócio ou novo negócio também deve ter sede em Goiás e apresentar proposta alinhada à Agenda 2030 e aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da ONU.

Uma das novidades desta nova edição do Niis é a participação de mais 10 empresas na fase inicial do programa (imersão). Além das 20 empresas que passarão por  quatro semanas de acompanhamento com o Hub Goiás.

Essas empresas terão acesso a conteúdos e mentorias, outras 10 serão selecionadas para a modalidade “pitch”, podendo apresentar seus negócios para a banca avaliadora e concorrer a uma vaga na segunda fase (incubação), sem passar pela imersão.

Na primeira edição do Niis, o Hub Goiás desenvolveu 20 negócios, somando 10 workshops, 30 horas de treinamento e 182 horas de mentorias.

Saiba mais

Estado lança novo edital para apoiar startups socioambiental