Janeiro Branco: Saúde alerta para prevenção ao adoecimento mental
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza ao longo deste mês a Campanha Janeiro Branco. O movimento, realizado em todo o país, busca conscientizar a população a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional e da prevenção ao adoecimento mental.
A campanha foi idealizada e criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Em 2023, foi instituída oficialmente no calendário brasileiro pela Lei Federal 14.556. O Janeiro Branco instiga os cidadãos, famílias, empresas e instituições públicas e privadas a apoiar e desenvolver ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.
A SES-GO tem como uma de suas prioridades o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial com foco na Atenção Primária nos municípios goianos, por meio de repasse de recursos financeiros e da qualificação dos profissionais que estão na linha de frente da assistência.
Só em 2024 a SES-GO promoveu a qualificação de quase três mil profissionais que atuam nos municípios com a realização de oficinas no formato virtual e presencial, além de oferta e apoio institucional aos gestores municipais.
Segundo a gerente de Saúde Mental da SES-GO, Nathália dos Santos Silva, a capacitação visa proporcionar aos técnicos o suporte e o conhecimento necessários para que eles tenham atenção à prevenção do adoecimento mental e às manifestações do adoecimento mental para definir as estratégias para o atendimento.
A pasta também está promovendo a qualificação dos profissionais lotados nos municípios que integram a Macro Região Centro. Essa atualização está inserida no Programa de Planificação da Atenção Primária e é ministrada por equipes do Hospital Albert Einstein.
Onde buscar ajuda
Estima-se que no Brasil, uma em cada quatro pessoas enfrentará algum transtorno mental ao longo da vida, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de informação, o medo e fatores sociais podem contribuir para o aumento desse número. No entanto, com o suporte adequado e no momento certo, é possível fazer a diferença.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pelos municípios têm a atribuição de fazer prevenção do adoecimento mental e prestar a assistência inicial às pessoas com sofrimento mental. Dependendo da gravidade do caso, a pessoa deve ser encaminhada para um dos 94 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de referência espalhados pelo território goiano.
A SES-GO está dotando os municípios goianos de recursos financeiros para a melhoria nas condições de assistência aos pacientes com doença mental. Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em março do ano passado, ficou definido que a SES-GO repassaria aos municípios 30% do total de recursos recebidos do Ministério da Saúde para as ações na área da saúde mental, incluindo a gestão e ampliação de leitos de saúde mental.
Saiba mais
Secretários de Saúde e de Infraestrutura visitam obras do Cora