Quirinópolis ganha Memorial da Cultura Popular Goiana

Monumento celebra as quatro etnias fundamentais na formação do povo brasileiro, destacando a diversidade e a riqueza cultural do país (Foto: Divulgação)

O município de Quirinópolis acaba de ganhar um importante marco cultural: o Memorial da Cultura Popular Goiana, uma iniciativa financiada com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-GO). A expectativa é que a obra seja inaugurada ainda em janeiro de 2025, na semana do aniversário da cidade.

O objetivo do monumento é preservar e registrar as tradições culturais mais relevantes e representativas do Estado de Goiás, celebrando as quatro principais etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro: os nativos, europeus, africanos e, mais recentemente, os asiáticos.

O conjunto em alto relevo ocupa uma área de mais de 112 metros em uma escultura de segunda dimensão, e está localizado no Teatro de Arena, na Avenida D. Pedro I, nº 157, em Quirinópolis.

Memorial da Cultura Popular Goiana

O projeto foi conduzido pelo Ponto de Cultura Luz do Cerrado, instituição reconhecida pela Lei Cultura Viva, que incentivou a participação ativa da comunidade. Cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas em oficinas durante o processo de criação, o que garantiu a representatividade e a participação local.

Uma das grandes novidades do Memorial é a inclusão de escultores que destacaram a diversidade e riqueza cultural do Brasil. Essa abordagem inovadora é uma homenagem aos valiosos serviços prestados por essas descendências na construção da identidade do povo brasileiro, tornando o memorial um verdadeiro tributo à história e à cultura do país.

O Memorial da Cultura Popular Goiana é um novo ponto de encontro para a população e turistas, sendo uma contribuição significativa para a preservação e valorização das tradições culturais de Goiás.

Saiba mais

Conselho Estadual de Cultura publica nova resolução do Programa Goyazes

Vila Cultural Cora Coralina prorroga exposições

Eventos culturais movimentam economia