Janeiro Branco: Cremic realiza palestras sobre autocuidado
A equipe do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) contemplou pacientes, servidores da unidade e população em geral com palestras sobre Ayurveda e o Autocuidado na Saúde Física e Mental.
O evento, realizado na manhã da última terça-feira (21/01), no Cremic, integra a programação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alusiva ao Janeiro Branco. Além disso, as conferências tiveram o objetivo de proporcionar o maior conhecimento das pessoas sobre os benefícios das práticas integrativas e sobre o trabalho de excelência e assistência integral desenvolvido pelo Centro.
As palestras foram ministradas pela médica infectologista Daniela Ribeiro Tito Rosa, pós-graduada em Ayurveda; pela bióloga com especialização em Fitoterapia e Aromaterapia, Alessandra Zacharias; e pela terapeuta ayurveda Naline Machado Silva.
Práticas integrativas
Na abertura do evento, a diretora-geral do Cremic, Tânia Vaz, acentuou que as práticas integrativas atuam tanto nos aspectos físicos quanto emocionais e mentais.
“Dentro do Sistema Único de Saúde, a medicina Ayurveda é uma das práticas integrativas que atuam no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde”, assinalou.
Tânia Vaz comentou também que as práticas integrativas se inserem em um contexto que podem ser ofertadas de forma individualizada ou associadas a outras formas de tratamento.
“Um paciente que faz tratamento convencional em saúde mental, por exemplo, pode se beneficiar muito com a associação de práticas integrativas a esse atendimento”, pontuou a diretora.
Ayurveda
Ela acrescentou que muitos estudos apontam que a medicina Ayurveda apresenta resultados bastante positivos na redução dos níveis de ansiedade, no tratamento de depressão e insônia.
Ressaltou ainda que outro aspecto importante é o estímulo ao autocuidado por parte das pessoas, mantendo uma alimentação balanceada e adquirindo hábitos de vida saudáveis para a prevenção de doenças e maior bem-estar físico, mental e emocional.
Abordagem holística
Em sua apresentação, a médica Daniela Ribeiro Tito Rosa destacou que a medicina Ayurveda tem um olhar integral para as pessoas, considerando-as como um todo.
“Procuramos fazer uma abordagem global, holística, sem separar o corpo da mente, considerando também o contexto social e familiar em que vive”, enfatizou.
A médica informou, ainda, que a medicina integrativa faz a avaliação completa do indivíduo, relacionando os problemas de saúde que apresenta, onde mora e quem são as pessoas com quem convive, entre outras questões.
A terapeuta ayurveda Naline Machado fez uma abordagem sobre as práticas corporais e sobre a importância de as pessoas se conhecerem fazendo massagem em si mesmas.
“Por meio da massagem, o indivíduo cuida do próprio organismo, tanto o físico, quanto o mental, o emocional e o espiritual”.
Ela acentuou que a massagem tem o poder de fazer a pessoa perceber o órgão que está com algum problema e que necessita de cuidado.
Saiba mais
Cremic comemora 38 anos com atividades para saúde da população
Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar celebra 38 anos