Qualificação técnica da PM goiana é destaque durante formatura de cadetes

Governador Ronaldo Caiado destaca Goiás como referência na segurança pública, durante formatura de cadetes da polícia militar, em Goiânia (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)

A qualificação técnica dos membros da Polícia Militar foi celebrada pelo governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (23/01) durante a formatura da 47ª Turma do Curso de Formação de Oficiais – Aspirantes 2025 da Polícia Militar de Goiás (PMGO). O evento marcou a conclusão do treinamento de alto nível para 105 novos cadetes da corporação.

“Essa é a diferença da PM goiana, cada vez mais capacitada para garantir a segurança da população. Temos os batalhões mais bem preparados do Brasil”, comemorou o chefe do Executivo goiano.

Aos formandos, Caiado ressaltou que o Estado é mais forte quando a polícia está capacitada e equipada.

Qualificação técnica da Polícia Militar

“A PMGO se preocupa em qualificar militares, preparar a corporação para que cada um dos integrantes possa levar tranquilidade e paz à população”, sublinhou.

Em seguida citou dados do Ministério de Segurança Pública e Justiça, apontando que nos últimos três anos, Goiás teve uma redução de 36% na letalidade policial.

Caiado destaca qualificação da PM goiana na formatura de 105 novos cadetes
Encerramento do curso, amplia quadro de oficiais da polícia goiana, com profissionais treinados para assumir postos de comando, gestão e liderança (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)

Apenas em 2024, as mortes em intervenções policiais caíram 25%, passando de 517 casos em 2023 para 387. O levantamento do MJSP mostra Goiás como um dos poucos estados a apresentar resultado positivo, enquanto dez outras unidades da federação registraram crescimento do número de mortes.

“Quando se tem a segurança implantada, em condição para os policiais trabalharem, não tem agressividade do crime e o resultado é a segurança e a baixa letalidade. Este é o caminho a ser seguido em nosso país e Goiás dá exemplo”, garantiu Caiado.

Referência

Esta é uma das maiores turmas de aspirantes da história da PMGO. Com o encerramento do curso, amplia o quadro de oficiais da polícia goiana, com profissionais treinados para assumir postos de comando, gestão e liderança.

Caiado destaca qualificação da PM goiana na formatura de 105 novos cadetes
“A PMGO se preocupa em qualificar militares, preparar a corporação para que cada um dos integrantes possa levar tranquilidade e paz à população”, sublinhou o governador (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)

“Chegamos a uma condição de referência, mas o Estado não pode parar. Tem de formar sempre bons profissionais, de maneira moderna, atualizada, o que é feito pela nossa academia da Polícia Militar”, concluiu o vice-governador Daniel Vilela.

A formação incluiu pela primeira vez três cursos especializados: Operações de Inteligência, Instrutor de Tiro e Comunicação Social, garantindo que os novos oficiais estejam prontos para atuar em diversas frentes.

Reforço no combate à criminalidade

“Foi um período de intensa preparação física e mental. A formação e o treinamento de alto nível são um reflexo da política do Governo de Goiás de valorizar a segurança pública,” acrescentou o comandante-Geral da PM, Coronel Marcelo Granja.

Em breve, os cadetes recém-formados estarão em operação nos 246 municípios goianos.

“Foi um curso intenso de quase dois anos e agora, junto com a tropa, vamos coordenar o trabalho de combate à criminalidade em todo estado”, salientou o aspirante a oficial, Matheus Gonçalves.

Saiba mais

PMGO e Graer recuperam veículos roubados e prendem duas pessoas

PMGO atua na 2ª maior apreensão de cocaína do Brasil em 2024

Queda na criminalidade em Goiás é destaque no aniversário de 166 anos da PMGO

Fórum Brasileiro de Segurança Pública atesta redução da criminalidade em Goiás