Goiás premia escolas e professores pelo Programa Ouvir e Acolher

Evento em Águas Lindas de Goiás, reconheceu escolas e profissionais da Educação que se destacaram no cuidado com o bem-estar socioemocional dos alunos (Foto: Solimar Oliveira)

A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO), realizou, nesta quarta-feira (23/01), a solenidade de premiação do Programa Ouvir e Acolher, com a entrega do troféu Escola Acolhedora.

O evento foi no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Juscelino Kubitschk de Oliveira, em Águas Lindas de Goiás, e reconheceu escolas e profissionais da Educação que se destacaram no cuidado com o bem-estar socioemocional dos estudantes.

A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Águas Lindas, o Cepi Rocha Leal e o Cepi Juscelino Kubitschek de Oliveira foram as unidades premiadas junto com dez professores que colocaram em prática o apoio emocional em sala de aula. Os prêmios foram notebook, Alexa ou tablet, além de troféus.

Para o superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nicherson Sobrinho, a iniciativa reforça o compromisso da Educação estadual em ir além do ensino.

“Já há algum tempo estamos focando, também, na educação socioemocional dos alunos. Parabéns a Águas Lindas, que foi a região que mais acessou a plataforma Ouvir e Acolher”, afirmou.

A gestora do Cepi Juscelino Kubitschek de Oliveira, Cecília Giza de Oliveira, celebrou o empenho dos professores em levar o cuidado emocional para as salas de aula. Já o gestor Ricardo Cândido, do Cepi Rocha Leal, destacou a importância do suporte psicológico oferecido pelo programa, principalmente em momentos difíceis.

“Perdemos uma pessoa querida na escola, e o projeto foi essencial para ajudar professores e alunos a lidarem com a situação”, disse.

O cantor e fundador do Instituto Hortense, Leo Chaves, parceiro do programa, reforçou o papel da educação emocional na vida dos jovens.

“Depende de vocês, alunos, usarem menos redes sociais, se organizarem melhor e valorizarem as pessoas que amam. Essas decisões farão toda a diferença no futuro”, destacou.

Ouvir e Acolher

Lançado em 2023, o Programa Ouvir e Acolher é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, em parceria com o Instituto Hortense.

O objetivo é promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos da rede pública estadual, ajudando a prevenir situações de violência e fortalecendo a convivência escolar.