Goiás tem redução de 93% no roubo a veículos em seis anos

Ocorrências de roubos a veículos caíram 93% de 2018 a 2024. Dados divulgados nesta quinta-feira (30/01) pela SSP-GO (Fotos: Lucas Diener)

O receio de ter o veículo levado por criminosos já não tira o sono dos cidadãos goianos. A prática do delito despencou no estado, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (30/01) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

As ocorrências de roubos a veículos caíram 93% de 2018 a 2024. Naquele ano, foram notificados 10.104 casos, o que equivale a 842 veículos por mês. Já no ano passado, aconteceram 756 roubos, ou seja, uma média de 63 por mês.

A redução expressiva é resultado de uma determinação do governador Ronaldo Caiado para intensificar o combate a este tipo de crime, um dos mais recorrentes quando assumiu o governo em sua primeira gestão.

“Em 2019, jamais teríamos a perspectiva de chegarmos a esse patamar e índices que chegamos hoje, graças ao mérito de cada um dos agentes”, afirmou durante apresentação do balanço à imprensa.

“Em Goiás, não acontece mais o problema. A gente se antecipa e previne”, continuou.

Goiás registra redução de 93% no roubo a veículos em seis anos
“É uma somatória de ações, iniciadas em 2019, como a integração das forças policiais, aprimoramento dos batalhões e formação de um número substantivo de pessoal na área da inteligência”, avalia o governador (Fotos: Lucas Diener)

O furto de veículos também registrou queda de 68% de 2018 para 2024. O governador apontou os resultados como consequência de:

  • maior policiamento,
  • bloqueios,
  • ações de inteligência
  • e rastreamento.

“É uma somatória de ações, iniciadas em 2019, como a integração das forças policiais, aprimoramento dos batalhões e formação de um número substantivo de pessoal na área da inteligência”.

Investimentos

“Investimos, nos últimos seis anos, mais de R$ 17 bilhões na segurança pública de Goiás, desde a construção de penitenciárias, parte logística, armamentos, cursos e reajuste salarial”, pontuou o chefe do Executivo, ao ressaltar que o Estado tem controle de todo o território goiano.

O vice-governador Daniel Vilela ressaltou que “jamais iremos retroceder nessa nossa bandeira da segurança pública”.

Para Vilela, Goiás vivia uma situação de colapso em relação à segurança antes de 2019, o que causava sentimento de insegurança e medo na população.

“Mas o governador Caiado entrou, mudou a forma de agir e deixará esse legado para todos nós: a necessidade de darmos sequência nessa política tão bem-sucedida e que faz, hoje, vivermos em um estado seguro e feliz”, sublinhou.

Goiás registra redução de 93% no roubo a veículos em seis anos
Governador Ronaldo Caiado e equipe que lidera a Segurança Pública em Goiás durante apresentação dos indicadores criminais no Estado (Fotos: Lucas Diener)

Inteligência e integração

O secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, explicou que Goiás registrava uma média de 30 veículos roubados diariamente em 2018, índice que caiu para 2 veículos por dia em 2024.

Segundo o titular da SSP, a redução da quantidade de crimes impacta até mesmo nos valores de seguros veiculares, que registraram diminuição nas mensalidades.

“É um trabalho árduo, feito artesanalmente, com inteligência e integração. Com isso, chegamos nesse patamar de redução em todos os tipos de crimes penais”, afirmou.

O coronel Granja, comandante-geral da Polícia Militar, destacou a integração entre as forças de segurança goianas, que ele considera como essencial para a obtenção dos bons resultados apresentados.

“É dessa forma integrada, com esse trabalho bem feito, que vamos continuar vencendo a criminalidade”, assegurou.

Índices históricos

Já o delegado geral da Polícia Civil, André Ganga, lembrou que a instituição nunca teve, em toda sua história, índices como esses.

“Isso se deve aos investimentos e todo apoio que o Governo de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública têm dado a nós”, comentou.

Saiba mais

Crimes em Goiás caem pelo sexto ano consecutivo

Segurança penitenciária de Goiás recebe equipamentos e viaturas

Documentário mostra transformação na segurança