Hetrin ultrapassa marca de 1,7 mil cirurgias no 1º ano de atendimento de urgência
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, concluiu o primeiro ano de atendimento de urgência no centro cirúrgico com um expressivo marco: a realização de 1.706 procedimentos.
A média mensal de cirurgias de urgência atingiu 146, evidenciando o compromisso da unidade em proporcionar um atendimento ágil e de alta qualidade à população.
As especialidades atendidas incluem cirurgia-geral, bucomaxilofacial e ortopédica. O fluxo de atendimento começa com a avaliação detalhada do paciente. Caso seja identificada a necessidade de intervenção, ele é prontamente encaminhado ao especialista para determinar a urgência do procedimento, garantindo agilidade e segurança no tratamento.
Essas cirurgias são fundamentais para casos em que a condição do paciente pode se agravar rapidamente, representando risco iminente à vida ou possibilidade de perda de membros.
Diferentemente das cirurgias eletivas, que podem ser programadas, os procedimentos de urgência devem ser realizados em um prazo crítico, geralmente entre 24 e 48 horas, para evitar complicações graves e irreversíveis.
Para a coordenadora do bloco cirúrgico, Juliana Pereira, o resultado reforça a importância do trabalho integrado da equipe multiprofissional.
“Esse resultado reflete não apenas o volume de procedimentos, mas, sobretudo, o compromisso da nossa equipe com a qualidade, eficiência e humanização no atendimento de nossos pacientes”, pontuou.
Pacientes do Hetrin
Entre os beneficiados pelo serviço está Reinalda da Silva, que veio de Itapuranga para realizar uma cirurgia ortopédica de urgência.
“Tenho total satisfação com o atendimento que recebi durante o período em que estive internada no Hetrin. Desde o momento em que dei entrada na unidade, fui tratada com tanto cuidado e atenção que me senti em um verdadeiro ‘spa’. Gostaria de destacar o excelente trabalho de toda a equipe, que prestaram um atendimento exemplar. Foram cinco dias em que me senti acolhida, valorizada e extremamente bem cuidada”, elogiou.
Outro caso é o de Luciana Moreira que acompanhou o filho, Rhuan Moreira, durante uma intervenção cirúrgica de urgência.
“Tudo foi excelente, desde o primeiro momento até a alta. Ficamos muito satisfeitos com todo o processo. A assistência prestada superou nossas expectativas, mostrando-se ainda mais eficiente do que serviços privados. Agradeço e parabenizo toda a equipe pelo cuidado, dedicação e excelência no atendimento ao meu filho.”