Aberta 2ª etapa da coleta do Censo Escolar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a segunda etapa da coleta do Censo Escolar, Módulo Situação do Aluno.
Essa fase tem como objetivo registrar os dados de rendimento e movimento escolar dos estudantes declarados na primeira etapa do levantamento, a Matrícula Inicial, por meio do Sistema Educacenso.
Em relação ao rendimento, as escolas devem informar se o aluno foi aprovado ou reprovado. Além disso, é necessário registrar o movimento escolar, indicando situações como:
- transferência para outra instituição de ensino,
- abandono escolar
- ou, em casos mais extremos, até mesmo óbito, por exemplo.
O período para o preenchimento das informações no Sistema Educacenso será a partir desta segunda-feira (03/02) até 14 de março de 2025. A correta e completa inserção desses dados é fundamental para a formulação e avaliação de políticas públicas educacionais no Brasil.
Os gestores escolares devem estar atentos aos prazos e garantir a precisão das informações fornecidas, contribuindo para um retrato fidedigno da educação no país.
O Inep reforça a importância da participação ativa das escolas para a efetivação do Censo Escolar, um dos principais instrumentos de planejamento e monitoramento da educação brasileira.
Saiba mais
Educação implementa Globo Terrestre Interativo nas salas de aula
Abertas inscrições para competição global de educação e tecnologia
Governo concede progressão para mais de 7 mil profissionais da Educação estadual