Servidores participam do 5º Encontro Geral dos Coordenadores do Vapt Vupt
“Em nosso dia a dia, quem resolve e faz acontecer somos nós!” Assim iniciou sua fala a palestrante Helena Rezende, delegada da Polícia Federal, durante o 5º Encontro Geral dos Coordenadores do Vapt Vupt. A reunião desta quinta-feira (17/6), realizada de forma remota, faz parte de um cronograma mensal para o compartilhamento de conteúdos, que tem o objetivo de otimizar a prestação de serviço público no Estado. A subsecretária de Gestão Pública, Lara Garcia Borges Ferreira, conduziu o bate-papo, que contou com mais de cem servidores.
Na ocasião, foi discutido o tema “Exercendo a liderança comportamental e adaptativa no dia a dia”. A palestrante pediu que cada participante anotasse em um papel três palavras, frases, atitudes, questões ou soluções para o que estão vivendo atualmente. Em outra folha, os convidados deveriam dividir as mensagens em um lado positivo e o outro negativo sobre qualidades e defeitos individuais.
Os convidados abordaram situações que presenciam no cotidiano e defenderam o diálogo como forma de melhorar resultados dos atendimentos. Além disso, questionaram Helena Rezende sobre maneiras de solucionar diversos problemas no exercício das funções laborais. “É preciso ter confiança e transparência”, reforçou a palestrante.
A ansiedade também foi um dos pontos destacados entre os participantes. “A ansiedade pode ter um lado positivo, se não for exagerada, que é a vontade de chegar a algum lugar”, argumentou a delegada. “Estamos todos lidando com gente. Quando falamos de relacionamento interpessoal, nada acontece se não tivermos a confiança das pessoas.”
Helena apontou ainda a necessidade de mapear interesses e habilidades de cada um da equipe. “É necessário ter escuta ativa para desenvolver gestão e liderança”, justificou. De acordo com ela, a prática é transformadora quando aplicada no trabalho de equipe. “A melhor forma de conhecer o território é conversando com as pessoas, ouvindo-as”, enfatizou a delegada.
O evento reuniu coordenadores e supervisores do programa Vapt Vupt de todas as regiões do Estado, totalizando mais de 110 participações. “O que tentamos passar nesses encontros precisa ser replicado para garantir sempre um bom serviço ao cidadão”, reforçou o superintendente de Gestão e Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda.