Economia treina titulares das unidades sobre normas de gestão de pessoal
A Secretaria da Economia, por meio da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP) e a Corregedoria Fiscal, promoveu na terça (15) e quarta-feira (16) treinamento para titulares das unidades básicas e complementares da Economia, ou seja, os chefes imediatos – gerentes, superintendentes, diretores, assessores e cargos correspondentes – além, ainda, da participação dos monitores de frequência.
Ao todo, 162 servidores participaram nos dois dias do curso sobre a Instrução Normativa nº1.494/2021, que trata das atribuições e responsabilidades dos titulares quanto à gestão de pessoas de suas unidades administrativas. Entre outras questões, a norma aborda as formas de acolhimento de novos servidores, os procedimentos administrativos necessários que acompanhar a vida funcional, observâncias das normas vigentes para evitar infrações disciplinares etc. Os titulares e monitores tiveram oportunidade, ainda, de tirar dúvidas a respeito do tema.
Para o coordenador do IPVA, Cecil Tarcísio Bulhões Júnior, que monitora a frequência do departamento dele, o evento foi muito importante. “Aprendemos mais sobre o controle efetivo de ponto e a questão das férias, e também sobre as penalidades cabíveis para aqueles que forem coniventes com irregularidades”, destacou.
A gerente de Compras Governamentais da Economia, Deyse Diniz Sanches, foi uma das participantes na terça-feira. Segundo ela, o curso irá ajudar principalmente no planejamento funcional de seu departamento. “Irei programar melhor as férias e licenças entre os servidores, levando em consideração a demanda de trabalho ao longo do ano”, frisou.
A Instrução Normativa nº 1.494/2021 regulamenta e padroniza dentro da Secretaria da Economia os procedimentos trazidos pela Lei Estadual nº 20.491/19. O treinamento ocorreu por meio virtual para evitar aglomeração, e foi dividido em duas turmas, com duração de duas horas. As regras trazidas pela instrução foram apresentadas pela gerente Gestão e Desenvolvimento de Pessoa, Juliana Chaves, e pela chefe da Corregedoria Fiscal da Economia, Lilian Fagundes.