Ateliê do Gesto celebra 10 anos com oficina gratuita de dança

Grupo goiano Ateliê do Gesto realiza oficina gratuita de dança contemporânea de 21 a 23 de fevereiro. Iniciativa faz parte das celebrações de 10 anos de criação da companhia e conta com apoio da Pnab, operacionalizada pela Secult-GO (Foto: Divulgação)

O grupo goiano Ateliê do Gesto realiza uma oficina gratuita de dança contemporânea dos dias 21 a 23 de fevereiro, em sua sede, no Setor Jaó.

A iniciativa faz parte das celebrações de 10 anos de criação da companhia e conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-GO).

Serão disponibilizadas 35 vagas. As inscrições devem ser feitas até a próxima quarta-feira (19/02), pelo formulário disponível no perfil @ateliedogesto.

A oficina faz parte do projeto Ateliê do Gesto – 10 anos que visa à formação e democratização da arte, marcas registradas do grupo.

Sob a orientação do coreógrafo e bailarino João Paulo Gross, os participantes aprenderão a técnica de chão, uma das bases mais importantes da dança contemporânea, que desenvolve habilidades como força, flexibilidade e fluidez.

Ateliê do Gesto celebra 10 anos de criação com oficina gratuita de dança
Serão disponibilizadas 35 vagas. Inscrições devem ser feitas até a próxima quarta-feira (19/02), pelo formulário disponível no perfil @ateliedogesto (Foto: Divulgação)

A oficina é gratuita, mas os organizadores convidam os participantes a doarem alimentos não perecíveis para o programa Goiás Social, do Governo de Goiás.

João Paulo Gross, diretor artístico do grupo, explica que o projeto de manutenção do Ateliê do Gesto propõe oferecer atividades acessíveis à população e fomentar uma cena cultural vibrante e inclusiva.

“Queremos não apenas manter, mas também expandir as atividades do grupo, oferecendo aulas, oficinas, apresentações e ensaios abertos que democratizam o acesso à cultura e fomentam a formação de novos públicos e artistas”, detalha.

Outras oficinas

Serão oferecidas mais três oficinas ao longo do ano, além de aulas abertas, rodas de conversa, temporadas dos espetáculos O Crivo e Fica Comigo e um processo de pesquisa que culminará na mostra do processo de criação do mais novo trabalho MAReAR.

O projeto envolve toda a equipe do Ateliê do Gesto que lista, além de Calvet e Gross, as bailarinas e pesquisadoras, Isabel Mamede, Thais Kuwae, Valeska Vaishnavi e a produtora Marci Dornelas.

Ateliê do Gesto

O Ateliê do Gesto é um espaço de pesquisa e criação em dança que explora o corpo como campo poético e dramatúrgico.

Desde sua fundação, o grupo se consolidou como referência na cena nacional e internacional, com participações em projetos de circulação como o Palco Giratório (Sesc Nacional) e o Sesi Viagem Teatral.

Com um repertório que inclui seis espetáculos cênicos, o Ateliê do Gesto é uma plataforma de experimentação e aprendizado, buscando uma conexão sensível e consciente com o corpo.

Serviço

Oficina de Técnica de Chão
Data: 21, 22 e 23 de fevereiro
Horários: sexta (21- 17h às 21h; Sábado e Domingo – 14h às 18h
Local: sala de ensaio do Ateliê do Gesto – Alameda Pampulha, 1773 – St. Jaó, Goiânia
Capacidade: até 35 participantes
Inscrições gratuitas: até 19 de fevereiro no Instagram: @ateliedogesto

Saiba mais

Cora Cultural: guia para o fim de semana

Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” exibirá filmes premiados e indicados ao Oscar 2025

Duas estreias marcam a nova programação do Cine Cultura