Goiasprev divulga calendário 2025 de recadastramento obrigatório

Prova de vida é uma obrigação legal(Foto: Goiás Previdência)

O recadastramento anual obrigatório de 2025 está disponível para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, da Defensoria Pública, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, conforme calendário divulgado pela Goiás Previdência (Goiasprev).

Para fazer o procedimento, o segurado deve acessar a página da Goiás Previdência, na qual estão todas as informações sobre o serviço.

A prova de vida segue a Lei Complementar nº 161/2020 e a Lei Ordinária n° 20.946/2020, sendo o procedimento necessário para evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo).

A regularização no prazo determinado evita o bloqueio de pagamento a partir do segundo mês e a suspensão do benefício a partir do quarto mês subsequente ao do aniversário.

O desbloqueio será realizado em até 72 horas, após a prova de vida. Já a suspensão pode durar até 30 dias, a depender do fechamento da folha de pagamentos. Neste último caso, cobranças feitas diretamente no valor do benefício não serão realizadas, podendo gerar inadimplência em empréstimos consignados, planos do Ipasgo Saúde e contribuições sindicais.

Para tanto, a previdência estadual, a cada ano, divulga o calendário com as informações de como os mais de 71 mil segurados da instituição devem fazer para manter seus dados em dia, sejam eles vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO) ou ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM-GO).

Em 2024, mais de 16 mil segurados tiveram seus benefícios bloqueados (uma média de 1300/mês) e mais de 1,7 mil suspensos, por não compareceram no prazo determinado. Devido às consequências da Lei, a previdência reitera que o segurado deve ficar atento aos prazos de realização da prova de vida para evitar o bloqueio dos benefícios ou a supensão, 60 dias e 90 dias após a data de aniversário, respectivamente.

Inovações da Goiasprev

Em 2025, a Goiás Previdência aprimorou, no sistema Gprev, o Módulo Censo. Esta ferramenta aperfeiçoa a prestação de serviços ao segurado, por meio de armazenamento otimizado das informações daqueles que realizam o recadastramento. Os avanços vão facilitar o contato com os aposentados, pensionistas e militares inativos.

Além disso, a gestão aprimorada de dados cadastrais contribuirá para inovações futuras relacionadas ao Censo Previdenciário, fundamental para garantir a eficiência, a transparência e a sustentabilidade do RPPS e do SPSM do Estado de Goiás.

Por fim, ainda na esteira de inovações, será efetuado um registro fotográfico do aposentado, pensionista ou militar inativo, durante a prova de vida. Assim, a Goiás Previdência aumentará ainda mais a segurança das informações e o controle contra fraudes.

Locais para se realizar o recadastramento

A prova de vida pode ser feita no Vapt Vupt, sem a necessidade de agendamento. Nos municípios goianos que não possuem este serviço, os beneficiários podem dirigir-se aos postos de atendimento do Ipasgo Saúde.

Em ambos os casos, o segurado deve ter em mãos a documentação exigida por lei: documento pessoal (RG, carteira de trabalho, passaporte, CNH ou carteira profissional, com validade em todo território nacional) e comprovante de endereço atualizado com CEP válido.

Humanização

O Governo de Goiás tem realizado aproximadamente 5 mil provas de vida por mês. Buscando agilizar o serviço, desde 2019, a Previdência Estadual disponibiliza atendimento por videoconferência para casos de segurados acamados, com comorbidades comprovadas por atestado médico e para os que moram fora do estado e do país.

Como fazer o recadastramento

Na Goiasprev (atendimento por videoconferência)

Exclusivo para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do estado ou do país.

Agendamento por e-mail

O segurado deve enviar e-mail para o endereço recadastramento2021.goiasprev@goias.gov.br e aguardar resposta em até 48h ou 2 dias úteis, com data e horário disponíveis para a realização do recadastramento.

Vapt Vupt (atendimento presencial)

Sem a necessidade de agendamento, basta o segurado dirigir-se ao Vapt Vupt da capital ou do interior em posse da documentação exigida por lei: documento pessoal (RG, carteira de trabalho, passaporte, CNH ou carteira profissional, com validade em todo território nacional) e comprovante de endereço atualizado com CEP válido.

Postos do Ipasgo Saúde (atendimento presencial)

Comparecer na regional ou posto do Ipasgo Saúde com a documentação exigida por lei: documento pessoal (RG, carteira de trabalho, passaporte, CNH ou carteira profissional, com validade em todo o território nacional) e comprovante de endereço atualizado com CEP válido.

Mais informações:
Segunda a Sexta – 8h às 17h:
(62) 98295-0319 (WhatsApp)
Segunda a Sexta – 8h às 12h / 13h às 17h:
(62) 3201-7828 / 7830 (GECAF)
Segunda a Sexta – 8h às 13h / 14h às 17h:
(62) 3201-7850 / 7849

Calendário

Calendário Goiasprev

Para orientações e atualização do cadastro, basta acessar o link goias.gov.br/goiasprev.

Ouça a matéria

Goiasprev divulga calendário 2025 de recadastramento obrigatório

Download