Semad elabora propostas para levar à COP30

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) assumiu a missão de elaborar as propostas que Goiás vai levar à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento será realizado em novembro, em Belém, no Pará.
Goiás participará de uma ação conjunta com outros seis estados brasileiros que compõem o Consórcio Brasil Central. Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, reeleito presidente do consórcio, será realizado um evento durante a conferência para jogar luz sobre o Cerrado brasileiro, as potencialidades do bioma e desafios para o futuro.
Além disso, Goiás também vai apresentar aos representantes globais iniciativas próprias. Por coordenar a Câmara Técnica do Clima da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), o Estado ocupa posição de liderança nas discussões sobre mudanças climáticas em âmbito nacional.
Neste primeiro momento, a Semad atua na elaboração de propostas a partir de documentos técnicos. Esses materiais serão consolidados por meio de um protocolo de intenções, que formaliza um grupo de trabalho interinstitucional.
O titular da gerência de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Semad, Milvo Di Domenico, afirma que o objetivo é garantir que Goiás chegue ao evento global não apenas com uma comitiva representativa, mas também com documentos técnicos devidamente elaborados e subscritos por todas as instituições integrantes do protocolo.
“A atuação de Goiás na pauta climática já cruzou as fronteiras, passamos a articular ações de clima junto de todos os estados brasileiros via Abema e, agora, com o Consórcio Brasil Central, o governador também está liderando essa pauta do Cerrado na COP30. Isso é um importante feito”, ressalta Di Domenico.