Governo de Goiás celebra o Dia Nacional do Migrante com ações de acolhimento

Representantes da Seds entregam marmitas, doadas pela OVG, para indígenas da etnia Warao, da Venezuela, que migraram para Goiânia (Foto: Seds-GO)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), tem realizado diversas ações de acolhimento para os migrantes no Estado. A atenção abrange as pessoas que, por diversos motivos, saem de seus países em busca de oportunidade, dignidade e uma vida melhor para elas e suas famílias. 

Em Goiânia, capital do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza um trabalho de acolhimento destas pessoas. Uma das ações é a entrega de marmitas, distribuídas com apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para 150 indígenas da etnia Warao, que vieram da Venezuela. Eles recebem esta alimentação de segunda a sexta-feira.

Neste grupo de migrantes há, pelo menos, 50 crianças. Elas foram matriculadas em escolas públicas de Goiânia com a orientação da pastoral dos Migrantes, que é parceira da Seds. Assim, no retorno das aulas, terão uma professora bilíngue, que as ensinará, além do português, a falar espanhol, para que não tenham dificuldades no aprendizado e preservem sua cultura de origem. 

Os indígenas Warao também tem recebido auxílio para obter o Registro Nacional de Estrangeiros, com o apoio da pastoral dos Migrantes e da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, além do apoio à saúde.

Eles ainda receberam 35 kits com materiais de artesanato para mulheres indígenas Warao. A iniciativa buscou valorizar a tradição dos migrantes e garantir a geração de renda, já que elas confeccionam e vendem colares, redes, bolsas e sacos cangurus (para carregar bebês).

Os migrantes também receberam da OVG kits maternidade para as grávidas do grupo, e as crianças receberam brinquedos doados.