Desafios das mulheres na ciência e na política é tema de webinar

O webinar conta com a participação da ex-vereadora e fisioterapeuta, Dra. Cristina, referência na luta contra a violência doméstica, e Maria Clara Dias, professora titular da pós-graduação na UFRJ (Arte: SGG)

Na semana dedicada à luta pelos direitos das mulheres, a Secretária-Geral da Governadoria (SGG) realiza um seminário com o tema “Mulheres na Ciência e na Política – Desafios para a Equidade de Gênero”. O evento virtual será realizado nesta quinta-feira (11/03), às 10h, e tem como convidadas a ex-vereadora e fisioterapeuta, Dra. Cristina, referência na luta contra a violência doméstica, e a pós-doutora em filosofia, Maria Clara Dias, que é professora titular da pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mediado pelo titular da pasta, Adriano da Rocha Lima, o seminário on-line será realizado por meio da plataforma Zoom.

Pesquisadora há mais de 30 anos, Maria Clara trabalha com direitos humanos e direitos sociais básicos, o que a levou às questões de gênero e a ser coautora dos livros “Mulheres – Violências Vividas” e “Feminismos Decoloniais”. Ela conta que percebe uma mudança na filosofia, onde o ambiente no Brasil era predominantemente masculino. “Havia muitas alunas mulheres, mas elas não chegavam ao mestrado e doutorado”, observa.

Um dos principais desafios das mulheres na ciência, na avaliação da professora, é o preconceito estrutural, um tipo de preconceito mais difícil de ser combatido, porque muitas vezes ele não é sequer percebido. “Quando é para se debater determinados temas, eu percebo no meio filosófico e até midiático uma preferência por especialistas do sexo masculino. E não é raro que homens falem sobre a situação das próprias mulheres ou que consensos sejam estabelecidos sem que elas tenham sido ouvidas”, explica.

A ex-vereadora de Goiânia Cristina Lopes Afonso formou-se em fisioterapia e especializou-se em tratar vítimas de queimaduras, após ser vítima de um crime bárbaro. Por motivos de ciúmes, seu ex-marido jogou álcool em seu corpo e ateou fogo, deixando marcas que ela carrega até hoje no corpo. Após passar a ajudar mulheres vítimas de violência doméstica, Dra. Cristina, como é mais conhecida, ingressou na política. No webinar desta quinta-feira, ela fala sobre os principais obstáculos enfrentados em um ambiente ainda dominado pelos homens.

Homenagens

A ação faz parte de uma programação que teve início na segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, quando as servidoras da pasta foram surpreendidas com um brinde especial: xícaras com palavras que ressaltam virtudes como a coragem, o amor, entre outras.

Do total de 285 servidores da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), 159 são mulheres, o que corresponde a 55,79%. “O DNA feminino está impresso em cada resultado de nosso trabalho”, diz Adriano.

As redes sociais da SGG prestam uma homenagem a grandes mulheres que fizeram história no Estado de Goiás. Entre elas, Cici Pinheiro, Brasilice Caiado e Laurita Vaz.

Palestras

Uma programação especial se estende durante toda a semana e traz palestras com temas que vão do empreendedorismo ao dress code. Toda a programação é feita online, na plataforma Zoom, e é aberta ao público.

Na manhã desta quarta-feira (10), a designer de modas Thaís Teixeira falou  sobre a importância do dress code no ambiente de trabalho. Com uma apresentação repleta de exemplos, ela deu dicas sobre vestimentas, cabelo e maquiagem e como adaptar cada estilo ao cotidiano.

Para encerrar a semana, a superintendente de Projetos Prioritários da SGG, Danielle Gomes, fará uma palestra sobre Empreendedorismo e Liderança. O encontro será na sexta-feira (12/03), também às 10h.

Serviço

Webinar “Mulheres na Ciência e na Política – Desafios Para a Equidade de Gênero”

Convidadas: Dra. Cristina (ex-vereadora e fisioterapeuta) e a professora Maria Clara Dias (titular da UFRJ)

Mediação: secretário-geral da SGG, Adriano da Rocha Lima

Data: Quinta-feira (11/03) –

Horário: 10h

Local: plataforma Zoom. Inscrições podem ser feitas aqui