Governo de Goiás passa a oferecer doppler transcraniano para crianças e adolescentes

Exame de doppler transcraniano é realizado em crianças e adolescentes com anemia falciforme

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), determinou a parceria entre duas de suas unidades de saúde, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz e o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, visando oferecer exames especializados para pacientes portadores de anemia falciforme assistidos pela Hemorrede Pública de Hemoterapia e Hematologia de Goiás. 

Por meio de recursos de emenda parlamentar e do Fundo Estadual de Saúde, o HGG fez a aquisição de um aparelho de doppler transcraniano,  que será utilizado para realização desse exame, que já está disponível desde a última a sexta-feira (18). O lançamento do novo serviço marca a celebração do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, comemorado em 19 de junho.

Segundo a diretora médica da Hemorrede, Alexandra Vilela, a unidade oferece atendimento a 280 pacientes portadores de doença falciforme nos Hemocentros de Goiânia e de Rio Verde, dentre os quais 54 pacientes de 2 a 16 anos; 209 pacientes de 17 a 59 anos; e 17 pacientes 60 a 82 anos. 

O atendimento aos pacientes compreende consultas multidisciplinares com médico hematologista, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais, entre outros. A rotina de tratamento desses pacientes consiste principalmente na sangria terapêutica e transfusões sanguíneas. “Iremos prevenir que pacientes de doença falciforme evoluam para complicações graves como o acidente vascular encefálico”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.

Cemac Juarez Barbosa

Alexandra explica ainda que os pacientes requerem atendimento e exames especializados e medicações de alto custo pelo programa específico do Ministério da Saúde (MS) distribuídos na Central de Medicamentos de Alto Custo (Cemac) Juarez Barbosa.

 “O Ministério da Saúde tem um programa especializado de cuidados para portadores de doença falciforme visando ao controle das complicações relacionadas à doença. Entre os exames desse programa, o doppler transcraniano é fundamental, porque é realizado em crianças de 2 a 16 anos e avalia o risco de desenvolvimento de acidente vascular encefálico, para que medidas terapêuticas controlem essa complicação potencial da doença”, pontua.

A diretora de enfermagem do HGG, Natálie Alves, ressalta que a criação desse novo serviço no hospital é de grande relevância para a rede de atenção à saúde do Estado de Goiás. Serão ofertadas 20 vagas por mês ao Hemocentro e outros serviços de referência em atendimento de pacientes com doença falciforme no Estado.

“Devido à escassez de prestadores públicos para a realização dessa avaliação, que é fator determinante para o avanço da assistência dos pacientes com anemia falciforme, eles poderão ter um acompanhamento melhor, garantindo a prevenção de intercorrências ocasionadas pela doença”, complementa Natálie.

Exposição

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, o Hemocentro Coordenador apresenta uma exposição com informações sobre esse tipo de anemia e, ainda, depoimentos de pacientes atendidos na unidade. Eles contam como descobriram a doença e sua rotina de cuidados e tratamentos.

A anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração em uma proteína denominada hemoglobina, que faz parte dos glóbulos vermelhos do sangue. Em condições de estresse, como infecções, desidratação, esforço físico, essa proteína sofre uma alteração estrutural e os glóbulos vermelhos (hemácias) tornam-se parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. 

Essas células, com estrutura alterada, geram os sintomas da doença, entre eles anemia, crises de dor óssea, infecções recorrentes e danos progressivos aos órgãos. Para que o portador da doença possa mantê-la sob controle, é de fundamental importância que realize exames periodicamente e receba o tratamento para prevenção e controle das complicações potenciais.

No Brasil, os portadores de anemia falciforme representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação no País, ela pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. A detecção da doença é feita por meio do exame eletroforese de hemoglobina. 

O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes de o bebê receber alta da maternidade, proporciona a identificação precoce de hemoglobinopatias como a anemia falciforme. Já o doppler transcraniano permite a detecção precoce de lesões cerebrovasculares e é indicado para crianças e adolescentes com idade entre 2 e 16 anos.